Maratonista capixaba fica perto do sonho de disputar as Olimpíadas no Rio em 2016

Enquanto sonhava com uma vaga olímpica, o capixaba Valério de Souza Fabiano, de 26 anos, precisou dormir enrolado a um papelão nas ruas de Belo Horizonte por uma semana. No último domingo, o corredor acordou para uma realidade: está entre os favoritos para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Foto: André Schroeder (CBAt)
Foto: André Schroeder (CBAt)

O índice foi conquistado por Valério durante a disputa da Maratona de Valência, na Espanha, com uma marca expressiva: 2h15min10s. O capixaba assume agora o terceiro lugar no ranking brasileiro, ficando atrás de dois grandes maratonistas do país: Marilson Gomes dos Santos (2h11min00) e Solonei Rocha da Silva (2h13min15), que fizeram os índices em abril, respectivamente em Hamburgo (Alemanha) e (Milão).

Fabiano, que era da Pé de Vento e atualmente defende o Instituto Internacional Correr Bem, do Rio, deixou para trás, entre outros, Franck Caldeira, que tem 2h16min35s. O campeão da São Silvestre de 2007 agora tem que correr abaixo de 2h15min até maio do ano que vem se quiser estar nos Jogos do Rio.

O capixaba retoma os treinos ainda nesta semana para baixar ainda mais o tempo nos 42km e com foco na conquista de um pódio na tradicional Corrida de São Silvestre, em São Paulo. “Quero estar entre os cinco primeiros na maior corrida de rua do Brasil e lutar para baixar a marca na maratona. Quero reduzir para 2h12min”, conta Valério.

Outros brasileiros querem o índice
A tendência é de que pelo menos mais um brasileiro faça índice. Daqui a três semanas, Paulo Roberto de Paula corre em Fukuoka, no Japão. Logo que iniciou a carreira na distância, ele foi oitavo colocado nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e sétimo no Mundial de Moscou, em 2013. Depois, foi prejudicado por uma série de lesões e não completou mais nenhuma prova.

No feminino, Marily dos Santos correu abaixo do índice em Valência, com 2h40min40s, mas ela já tinha marca mais expressiva: 2h37min25s, feito em Sevilha, também na Espanha, em fevereiro. Ela só está abaixo de Adriana Aparecida da Silva, bicampeã dos Jogos Pan-Americanos, que tem 2h35min28s.

IMG_0387a
Foto: Everton Nunes | Folha Vitória

Os nomes serão definidos pelo ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) no dia 06 de maio de 2016.

Valério é exemplo de superação
Natural da cidade de Divino São Lourenço, o corredor capixaba precisou sair do Espírito Santo em busca de apoio para despontar no cenário nacional do atletismo. Hoje ele mora e treina no Rio de Janeiro, mas há seis anos, em Minas Gerais, quase desistiu de correr. Após ser demitido do clube onde treinava, morou nas ruas de Belo Horizonte, durante alguns dias, até conseguir dinheiro para voltar.

Em agosto deste ano, veio ao Espírito Santo e subiu ao pódio da 26ª edição da Dez Milhas Garoto. Valério foi o 5ֻº colocado ao lado de três quenianos e do brasileiro Giovani dos Santos. Na ocasião, o atleta capixaba concluiu os 16km em 49mim05seg.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *