Dicas de hidratação para encher sua “caixa d’água” antes, durante e após a Corrida Fortlev

Imagine que dentro do seu corpo existe uma espécie de “caixa d’água” que armazena o componente mais importante para o seu organismo funcionar. Enquanto está correndo, a “torneira” é aberta e você está “perdendo” líquido. E, em algum momento, durante o treino ou prova, você vai precisar “abrir o registro” e fazer uma reposição hídrica. Ou melhor, se reidratar! Mas como encher a minha “caixa d’água”? Qual a capacidade e quantos litros ela tem?

Assim como a Fortlev oferece um simulador que te ajuda a escolher a caixa d’água ideal para a sua casa, com base no consumo diário por pessoa, alguns testes e exames clínicos oferecem uma avaliação da sua quantidade de água corporal.

O fisiologista Helvio Affonso, da APPTO Assessoria Esportiva, clínica especializada em Avaliações Físicas, em Vitória, diz que o exame mais comum para esse tipo de diagnóstico é o de bioimpedância, que avalia a composição corporal determinando a quantidade de água, músculo e gordura no corpo.

De acordo com Affonso, o volume de água a ser ingerido pelo corredor depende de uma série de fatores que levam em conta a sua condição física, como peso, idade, composição corporal, além dos agentes externos como a umidade do ar e temperatura.

E para saber qual a quantidade de líquido que você perde durante a corrida, o fisiologista ensina um método que você pode fazer em casa. “Suba na balança antes de ir e correr e anote o peso. Depois da atividade física, pese novamente. A diferença de peso representa a sua perda de líquidos. Se diminuiu 1kg no peso, significa que você eliminou 1 litro de água e precisa repor essa quantidade.

Helvio recomenda que a pesagem seja uma dinâmica comum no dia-a-dia do corredor. “A hidratação é um processo dinâmico. Você não consegue atingir uma estabilidade e, a partir daí, não precisa cuidar mais dela. Tem que estar sempre monitorando”.

Por isso, é de extrema importância procurar orientação profissional, para calcular a quantidade de líquido de acordo com as suas necessidades e objetivo em cada prova.

Dicas de hidratação para a Corrida Fortlev
A Corrida Fortlev, no próximo domingo (06), vai conscientizar os inscritos sobre a importância da economia de água. E quem está focado nos preparativos para a prova de 5km e 10km precisa começar desde já a “armazenar” água. Para isso, o fisiologista Helvio Affonso dá algumas dicas de hidratação para antes, durante e depois da prova. Confira:

Water_Drop-512Horas antes da prova: Inicie a sua hidratação 2 horas antes da corrida com o consumo de aproximadamente 500 ml de água e/ou isotônico.

Water_Drop-512Durante a corrida de 5km e 10km: É recomendada a ingestão de 150 ml de água a cada 15 a 20 minutos de atividade.

Water_Drop-512Após a corrida: Tente associar o consumo de água com isotônico de sua preferência, em doses menores, para não sentir ânsia de vômito.

Water_Drop-512E quem não “consegue” beber água durante a corrida? Já vi uma corredora passar pelo ponto de hidratação debaixo de um sol danado e não pegar nenhum copinho de água! “Eu sinto náuseas quando bebo água correndo”, disse ela. O fisiologista afirma que isso ocorre devido a alguma carência nutricional. “Provavelmente, no momento em que ela sente a náusea, ela já está desidratada. E não se deve deixar chegar a esse ponto. Por isso, a importância de começar a se hidratar bem antes da largada da prova.

Water_Drop-512Água, isotônico ou gel carboidrato?
Em treinos ou provas com menos de uma hora de duração, como é o caso da Corrida Fortlev, o consumo somente de água dá conta do recado. Após uma hora de atividade física, o corpo do corredor passa a precisar de reposição de sais minerais, como o sódio. Então, é a hora de abrir um isotônico ou consumir um gel de carboidrato. Lembrando que a indicação desses produtos deve ser feita com a avaliação de um nutricionista.

Water_Drop-512Fique bem atento aos sinais!
Quando o corredor sente a boca seca, é sinal de que já está desidratado. Dor de cabeça e mucosas com cor esbranquiçada também são alertas para a necessidade de consumo de água.

E o exagero na ingestão de líquidos pode causar uma super hidratação? De acordo com Helvio, não é tão comum, mas ocorre quando o atleta ultrapassa a sua capacidade de absorção. “Nesse caso, o atleta pode sentir ânsia de vômito”.

Water_Drop-512Depois da prova, como saber se estou bem hidratado?
A urina funciona como um “termômetro”. O ideal é que ela seja incolor ou tenha uma coloração amarela claro. Lembrando sempre que o uso de medicamentos deve ser levado em consideração, pois eles alterar a cor da urina.

É isso! Siga as dicas, comece a “encher” a sua caixa d’água e corra muito bem hidratado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *