Ultramaratonista mobiliza busca por doadores de medula. Vá correndo, caminhando ou de bike fazer o seu cadastro!

“Deus me dá saúde para correr longas distâncias, porque não posso ajudar alguém a ser tão saudável quanto eu?”, Marcos Ladislau.

Ele corre longas distâncias e quer formar uma grande corrente do bem com um único objetivo: salvar vidas! O ultramaratonista Marcos Ladislau vai realizar, na manhã deste sábado (12), um treino para mobilizar os capixabas a fazerem o cadastro de doadores de medula óssea.

O atleta vai reunir amigos, corredores, ciclistas e voluntários, a partir das 8 horas, no Píer de Iemanjá, em Camburi, de onde vai seguir até o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), em Maruípe.

O percurso é de apenas 4 quilômetros e Marcos Ladislau convoca você a ir correndo, caminhando ou de bicicleta ao lado dele. “Cadastrar-se como doador de medula não dói e nem demora. Em 10 minutos, você se cadastra. São retirados menos de 10ml de sangue. Se você não pode doar sangue não quer dizer que você não possa doar medula”, explica.

E ele já tem o apoio de um grupo do interior do Estado. Uma caravana de voluntários sairá de Baixo Guandu para fazer o cadastro aqui em Vitória. A expectativa do corredor é de que até 100 pessoas, ao todo, participem da ação para salvar vidas.

Marcos Ladislau acompanhou a luta de uma grande amiga contra a leucemia e foi isso que o levou a se tornar um voluntário. “Acompanhei o processo de quimioterapia e comecei a me informar sobre a doação de medula. Percebi que a gente só precisa fazer um pouquinho para ajudar. Desde que comecei como voluntário, acompanhei a vitória de um amigo contra a doença e vi uma outra amiga não resistir e morrer. Não quis esperar um parente necessitar de um transplante para fazer o meu cadastro”, conta Ladislau.

Quem participar da ação solidária e fizer o cadastro ou o recadastro como doador vai concorrer a um sorteio de um kit da Dez Milhas da Serra e a um kit da 2ª Corrida da Orla, em Vila Velha.

Pró MedulaAbrace essa causa e conheça o Projeto Pró-Medula!
Pró-Medula é um projeto formado por um grupo de pessoas que se uniram com a finalidade de orientar a população sobre a importância de se tornar um doador de medula óssea. Em três anos de atuação, o grupo consegue observar o aumento expressivo na identificação de doadores compatíveis, assim como, o aumento significativo do número de novos cadastros. O Pró-Medula realiza oficinas educativas em empresas públicas e privadas, instituições de ensino e igrejas, além de iniciar o atendimento médico hematológico, de rastreio e apoio psicológico.

Passo-a-passo para você se tornar um doador:

Medula

36-512Procure o hemocentro e agende uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre doação de medula óssea.

36-512O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.

36-512O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.

36-512Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

36-512Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.

36-512Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.

36-512Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação. Fonte: REDOME.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *