Corrida da Água Fortlev oferece megaestrutura, minimiza o calor e a Serra sedia uma das maiores provas do ES  

Os corredores capixabas mereciam uma prova com a grandiosidade da estrutura da Corrida da Água Fortlev, realizada na manhã deste domingo (20), na Serra. A empresa anfitriã recebeu mais de 2.5 mil “convidados” na entrada da fábrica onde são desenvolvidas soluções em armazenamento de água.

Do lado de dentro, produção de milhares de caixas d’água, tanques, cisternas, e estações de tratamento de água e esgoto. Do lado de fora, uma série de serviços e ações exclusivas aos corredores inscritos, entre eles, tenda de massagem, guarda-volumes, área de descanso, totem para fotos instantâneas, estações de água para molhar toalhas, distribuição de água e energéticos e dezenas de banheiros químicos.

Os termômetros não deram trégua e o forte calor foi intenso ao longo dos três percursos de prova – 5km, 10km e 16km. Por isso, sem dúvida, a mega estrutura de serviços e de atendimento médico foram essenciais para garantir conforto, alívio e socorro aos inscritos.

A premiação de mais de R$ 35 mil elevou o nível de competição da prova e atraiu atletas de ponta de vários estados do país. Em minha opinião, essa prova deve se tornar uma referência nacional, merece entrar definitivamente para o calendário de corridas do Espírito Santo e, em termos de estrutura, receber o título de segunda maior corrida do Estado, depois da Dez Milhas Garoto. Confira a avaliação detalhada abaixo:

Retirada do kit
Desde a entrega dos kits da Corrida da Água Fortlev, realizada na Arena Camburi, em Vitória, na véspera da prova, os corredores puderam contar com uma ótima estrutura e serviços únicos. No local, diversas vagas de estacionamento, recepção calorosa, informações disponíveis, distribuição de brindes, exibição de produtos e uma logística montada para evitar filas.

Concentração da prova
Quem chegou horas antes da largada ao local conseguiu usufruir desde cedo dos serviços únicos e exclusivos aos corredores.

O carrinho do energético Red Bull era o mais disputado. Todos querendo ganhar asas para começar a correr! Os totens de fotografia que imprimem as imagens instantaneamente também.

Os banheiros químicos foram instalados em um terreno à parte da grande estrutura montada com as tendas de serviços. Um grande diferencial, em minha opinião, já que em muitas provas temos que passar por eles para ter acesso a outras áreas da prova. E como eram dezenas, não vi as tradicionais filas e nem corredores passando aperto!

A tenda de guarda-volumes também era uma das mais movimentadas e, assim como na primeira edição da Corrida Fortlev, na Praia de Camburi, os corredores encontraram na Corrida da Água Fortlev, na Serra, toda a segurança e organização ao guardar seus pertences no local.

Largada pontual
Por volta das 7h40, o alongamento foi comandado por um professor de Educação Física. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro. E, pontualmente, às 7h55, a largada foi dada aos atletas da categoria Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Às 8 horas, largaram os demais corredores dos 5km, 10km e 16km.

Marcações no percurso
Um dos pontos mais elogiados pelos corredores profissionais foi a marcação e sinalização do percurso, feita com os próprios reservatórios comercializados pela Fortlev. A cada km uma caixa d’água “informava” a quilometragem da prova. Essa é uma inovação que tem a marca da Fortlev, já que nas corridas em geral o percurso é sinalizado com cavaletes e/ou cartazes.

Hidratação
No percurso de 5km, devido ao forte calor, um ponto de hidratação foi disponibilizado já na altura do km1. Um alívio para quem começou a prova em um ritmo forte e já sentia bastante sede.  Não percebi nenhuma ausência de água ao longo do percurso de 5km.

Na chegada da prova
Como já é tradição nas corridas da Fortlev, os corredores cruzaram o pórtico de chegada estimulados pela animação dos mascotes, vestidos com uma fantasia gigante de pelúcia em formato de caixa d’água. A poucos metros da linha de chegada, fomos recebidos com: frutas, isotônico, o também já tradicional item de luxo, a toalhinha, e a linda medalha em formato de gota d’água.

Dia Internacional da Água
A prova foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado na próxima terça-feira, 22 de março. E os corredores puderam conferir algumas ações de conscientização sobre o uso racional do recurso e participaram de uma coleta de assinatura assumindo o compromisso de preservação da água.

Inscrita para 10km, mas corri 5km
Preciso confessar, eu estava inscrita para correr os 10km, mas por causa do calor, eu não me sentia preparada para encarar esse percurso. É que, além de correr, eu estava à trabalho, por isso optei por fazer apenas 5km. Quis me poupar do desgaste e ainda pude acompanhar um amigo que está começando a correr agora. É isso, temos que respeitar os limites do nosso corpo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *