Ultramaratonista sobe ladeira do Convento por 12 horas e pede a benção para encarar os 450km da Trilha dos Carijós

12 horas subindo e descendo a Ladeira da Penitência do Convento da Penha. No dia dedicado à padroeira do Espírito Santo, o ultramaratonista capixaba Elcio Alvares Neto (UltraSports/APPTO), 36 anos, pediu a benção de Nossa Senhora da Penha para encarar o maior desafio de sua vida esportiva: os 450km da Trilha dos Carijós, uma ultramaratona realizada no sul do país, que deve ser percorrida em 6 dias (aproximadamente 80km diários).

dddafc60-0360-4f85-b3fd-f041b5c35cdbO desafio de fé teve início assim que os portões do Convento da Penha foram abertos, às 5h15, e só terminou às 16h45, com a ida do atleta até a capela em forma de agradecimento pela conquista.

Foram mais de 40 subidas em um percurso inclinado, formado por pedras com aproximadamente 500 metros em meio à Mata Atlântica. Ao lado de amigos corredores e de milhares de devotos, que de joelhos ou caminhando com dificuldades, pagavam promessas e davam graças à Penha, Elcio Alvares Neto buscou forças no caminho feito pelos índios e por escravos durante a construção do Convento da Penha para fazer a trajetória dos índios carijós, pelo Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Com a experiência de quem já completou os 275 km da Jungle Marathon, em plena Floresta Amazônica, a proposta de Elcio agora é representar o Espírito Santo e o Brasil na prova que é considerada o “único rally humano do mundo”. Além do capixaba, participam do evento apenas 74 atletas selecionados pela organização. Ao concluir o Desafio da Trilha dos Carijós, o ultramaratonista será o primeiro capixaba a percorrer 450km.

Em busca de apoio
Captura de tela 2016-04-05 16.27.01

Enquanto se prepara para a Trilha dos Carijós, o atleta busca apoio de amigos, empresas e empresários dispostos a financiarem sua ida à prova. Para isso, o ultramaratonista criou uma campanha de financiamento coletivo cujo objetivo é arrecadar doações em dinheiro para arcar com os custos da viagem, hospedagem, equipamentos e suplementação esportiva. Para doar qualquer valor, a partir de R$ 10,00, basta acessar o link da campanha. 

Duas empresas já abraçaram o projeto e são as responsáveis pelo preparo físico de Elcio Alvares Neto – Ultra Sports, a assessoria esportiva com maior número de ultramaratonistas capixabas, e a APPTO Assessoria Esportiva, clínica especializada em Avaliações Físicas, Nutrição Esportiva, Preparação Física, Consultoria e Gestão Esportiva.

“Após o percorrer os 450km, meu objetivo é único: incentivar e motivar outros atletas a acreditar que é possível quebrar barreiras, contribuindo para a integração social e o desenvolvimento sustentável do esporte de alto rendimento em nosso Estado”, ressalta Elcio.

Confira a reportagem da TV Vitória:

A Trilha dos Carijós
A Trilha dos Carijós – EXPEDITION será a maior ultramaratona da América Latina e uma das maiores do mundo. O percurso da prova vai reproduzir a trajetória dos índios carijós, pelo Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Brasil, trazendo a cultura, a arte e a história de um grupo que habitava nestas terras muito antes de qualquer colonizador. O evento será realizado entre os dias 22 e 29 de julho de 2016. Essa é uma prova extrema e de sobrevivência. Cada corredor terá que carregar seu próprio alimento e equipamentos durante todo o percurso da ultramaratona. A Trilha dos Carijós será dividida em 6 (seis) estágios, correndo aproximadamente 80 km por dia. Apenas 75 atletas de todo o mundo foram selecionados e Elcio Alvares Neto é um deles.

Currículo de Elcio
Elcio Alvares Neto, atleta da equipe Ultra Sports/APPTO, é natural do Espírito Santo. Desde criança, tem o esporte como qualidade de vida e, além da ultramaratona terrestre, se especializou em algumas modalidades, tais como: jiu-jitsu, maratona aquática e apneia havaiana. Entre as suas principais conquistas, além da realização de uma série de eventos de corrida solidários, estão: Jungle Marathon 2014 (275km); Brazil 135 Ultramarathon 2014 (217km); Desafio Vitória-Anchieta (107km) 2013|2014|2015.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *