Corrida e Caminhada Salesiana pinta Camburi de laranja e alerta sobre importância da atividade física

Uma manhã de domingo cheia de estímulo à adoção de hábitos mais saudáveis em um dos cenários mais lindos da capital capixaba. A orla de Camburi foi palco da Corrida e Caminhada Salesiana, com percurso de 5km, que levou crianças, adultos e famílias inteiras a vestirem camisetas laranja flúor e chamarem a atenção para a importância da busca por uma vida saudável.

Por volta das 7 horas, começou a concentração dos participantes do evento no Píer de Iemanjá, no início da praia de Camburi. Às 7h45, o professor de Educação Física “esquentou” os atletas com um animado aquecimento. Faltando cinco minutos para a largada, o Padre Moacir, diretor geral da Instituição, leu uma mensagem aos participantes do evento, fez uma oração e convidou a todos a fazerem uma ótima corrida e caminhada.

As fotos gratuitas já estão disponíveis para baixar e compartilhar nas redes sociais! Procure a sua nas galerias de fotos e compartilhe usando a #BlogCorridadeRua.

-mg-4346

Pontualmente, às 8 horas, foi dada a largada e os corredores e caminhantes começaram a colorir a orla da praia com a cor laranja. Durante e depois da Corrida e Caminhada Salesiana o clima era de alegria entre os participantes. E eu fiz questão de ouvir a opinião de alguns sobre o evento. Confira!

Suelen Rubim, 30 anos, levou a família toda para a orla de Camburi: a tia Adir, a avó Antonia  e o pai Hamilton. “Eu vim do Rio para participar da Corrida e Caminhada Salesiana e estimular toda a minha família a praticar atividade Trouxe todo mundo e achei um evento maravilhoso e muito bem organizado!”.

unnamed (2)

Elias Domingos, 46 anos, também incentivou o filho e a esposa a calçarem os tênis e irem para o evento. “O estímulo em participar foi o exemplo que estou passando para o meu filho, João Victor. Acho interessante essa nova geração já começar por esse caminho de atividade física”.

unnamed (3)

A professora do Centro Universitário Salesiano, Lilian Moreira, 37 anos, correu ao lado de alunos e “deu aula” no asfalto sobre os benefícios da corrida para a adoção de hábitos mais saudáveis. Se recuperando de uma lesão, a corredora veterana comemorou o seu retorno às pistas com o percurso de 5km. “Não é uma corrida de disputa. É uma corrida com um perfil bem diferente. É uma confraternização entre alunos, família e comunidade. Então, eu acho interessante o incentivo da instituição para trazer o pessoal para a atividade física e sair do sedentarismo”.

unnamed (8)

Silvio Bretas Duarte, 55 anos, quarto corredor a cruzar a linha de chegada com o tempo de 18 minutos, aprovou a iniciativa da Corrida e Caminhada Salesiana e gostou do percurso curto em um dos cenários mais lindos da capital capixaba, a orla de Camburi. “É a segunda vez que participo dessa prova e estou sempre presente em todas as provas realizadas em Vitória”.

unnamed (4)

Luiz Corredor, 44 anos, está sempre presente nos pódios das corridas de rua e fez questão de participar da Corrida e Caminhada Salesiana, que não tem competição. “Essa é a minha corrida de número 597 e vim prestigiar e incentivar as pessoas a praticarem esse esporte. Pódio não é importante. Estou treinando para a Dez Milhas Garoto e hoje eu vim correndo de Campo Grande até aqui na Praia de Camburi para participar do evento”.

unnamed (5)

Gilberto Flávio Rosalem, 57 anos, tem um estímulo diário para praticar a atividade física. E na manhã deste domingo ele acordou cedo para participar do evento em busca da manutenção de sua saúde. “Eu fiz cirurgia bariátrica e participo de corridas desde 2011. Eu perdi uma quantidade razoável de peso e uso a corrida de rua como um incentivo para procurar manter a forma, porque a gente vê que muita gente se submete a esse procedimento e volta ao sobrepeso. Já incorporei essa prática ao meu cotidiano e me apaixonei pelo esporte. O fato de não tem caráter competitivo mostra a preocupação da empresa em se aproximar da comunidade oferecendo uma política sadia”.

unnamed (6)

A mãe Fernanda de Andrade, 36 anos, também se preocupa com os hábitos saudáveis do pequeno João Neto. “Trouxe ele por causa do esporte e pela interação com as pessoas. Ele estava bem animado para estar aqui. Caminhamos e ele não pode correr, pois está se recuperando de uma cirurgia”.

unnamed (7)

Muito além do esporte! Corrida e Caminhada Salesiana ofereceu diversas atrações

unnamedA Corrida e Caminhada Salesiana foi muito além do esporte! Promoveu a saúde e ofereceu atividades de orientação e conscientização e responsabilidade social. Uma grande estrutura foi montada nas proximidades da largada para receber, além dos inscritos no evento, os caminhantes e turistas que passavam pela praia.

O resultado foi uma grande confraternização com a integração e a oferta de serviços e atendimentos à população. Um dos stands que mais chamou a atenção foi o que mostrava informações sobre a quantidade de açúcar contida em alimentos consumidos diariamente pelas pessoas. Era nítida a preocupação das pessoas em se informar sobre a importância da nutrição aliada à prática da atividade física.

Um Circuito Saúde, com Avaliações Nutricional e Postural, também fez parte da estrutura do evento e os profissionais estavam à disposição para avaliar o bem-estar dos atletas. Quem está enfrentando os efeitos da crise econômica, conseguiu receber Orientação para o Mercado de Trabalho, Financeira e Social, além de conferir dicas de Orçamento Familiar. Também foram oferecidas dicas de Práticas sustentáveis, de Combate ao Aedes Aegypti e de Ações contra o Mosquito da Dengue.

Todas essas ações fazem parte do Dia da Responsabilidade Social, promovido anualmente pela Faculdade Católica Salesiana em parceria com a Associação Brasileira dos Mantenedores do Ensino Superior (ABMES).

O evento é organizado pelo Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador, Colégio Salesiano Jardim Camburi, Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Faculdade Católica Salesiana, Oratório Festivo Salesiano, Paróquia Salesiana e Pré-Vestibular Dandara.

One Reply to “Corrida e Caminhada Salesiana pinta Camburi de laranja e alerta sobre importância da atividade física”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *