Dez Milhas Garoto na mesa: jantar de massas na véspera é uma boa opção? Nutricionista responde!

Entramos na reta final de preparação para a Dez Milhas Garoto! Agora é a hora de controlar a ansiedade, reduzir a intensidade dos treinos e focar na alimentação. Por isso, a nutricionista Bianca Passos explica qual a importância do consumo de carboidratos na semana que antecede a prova e responde a dúvida: o tradicional jantar de massas ajuda? Leia!

Sabemos que preparação é um item mega importante quando se fala de corrida. A Dez Milhas Garoto não é diferente, pois a forte subida da Terceira Ponte exige um gasto de energia extremamente alto.

Por conta disso, sabemos que, quanto maior for a intensidade do exercício físico, maior será o consumo dos estoques de glicogênio como fonte imediata de energia. O fígado contém cerca de 80 a 90 gramas de glicogênio, e os músculos, de 300 a 400 gramas. Juntos, esses dois estoques garantem em média de 90 a 120 minutos de exercício com intensidade elevada. Isso se levarmos em conta o fato de que o atleta chega a gastar mais de 1.000 calorias por hora de exercício nessas condições.

Como as massas são digeridas de forma mais rápida, é recomendado o consumo não somente na véspera como também durante a competição.

12O tradicional jantar de massas pode ajudar?

Sim, pode ajudar e muito a garantir as reservas de energia que serão necessárias para a subida da Terceira Ponte onde o gasto de energia chega a ser o dobro do percurso plano. O corredor precisa entender que o pré-treino será a refeição feita no dia que antecede a prova e não seu café da manha em si.

Podemos encontrar um grande exemplo em corredores quenianos, de longe os melhores corredores de resistência na história, dominando todos os eventos top internacionalmente por décadas. A porcentagem de carboidratos em sua dieta é 80% – e até 20% de sua ingestão calórica diária total vem do açúcar.

O metabolismo de carboidratos tem papel crucial no suprimento de energia para o exercício físico. Na atividade de alta intensidade, a maioria da demanda energética é suprida pela energia da degradação dos carboidratos, que se tornam disponíveis para o organismo através da dieta, e são armazenados no corpo em forma de glicogênio muscular e hepático.

Assim como já é tradição nas corridas e em outras modalidade esportivas, comer massa nos dias antes da prova ou competição ajuda muito a conservar os músculos e a energia que será gasta no evento. Porém, temos que respeitar alguns critérios como: evitar queijos amarelos e gordurosos e molhos à base de creme de leite e molho de tomate. O ideal é a boa e tradicional massa alho e óleo. Então se alimente bem no sábado e nos vemos na ponte!

E sempre consulte um nutricionista para supervisionar a alimentação!

Gostou da dica? Veja também! Cinco carboidratos essenciais na dieta de quem se prepara para a Dez Milhas

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Logomarca Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto


*Esse post faz parte do Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto. Para conferir as reportagens especiais e todos os detalhes dos meus treinamentos para a maior corrida de rua do Espírito Santo, acesse!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *