Confira as curiosidades do Porto de Tubarão, palco do percurso da Corrida Vale!

50 anos de história ao longo de 5km e 10km. Os corredores inscritos na Corrida Vale, que será realizada no dia 04 de dezembro, vão poder conferir de perto o desenvolvimento e os bastidores de uma das maiores empresas do Espírito Santo. O Porto de Tubarão, palco da prova, é um dos maiores exportadores de minério de ferro e pelotas do mundo.
As cancelas do complexo portuário serão abertas para receber os 2.1 mil corredores em um percurso que mistura o cenário industrial com a natureza. Durante a prova, os atletas profissionais e amadores passarão por oficinasprédios administrativos e até por uma ferrovia.

E enquanto os corredores suam as camisas, as grandes máquinas continuam em operação e os trens sendo carregados no terminal ferroviário. Afinal, um dos maiores produtores de minério e pelotas do mundo não pode parar sua produção.

O Blog Corrida de Rua compartilha uma série de curiosidades sobre o Porto de Tubarão que foram exibidas em reportagens especiais pelo Jornal da TV Vitória/Record no mês de setembro. As matérias e entrevistas mostram detalhes e números do funcionamento do complexo portuário. Confira!

Saiba como surgiu o Porto de Tubarão na década de 60

Na década de 40, antes do Complexo de Tubarão começar a ser construído, o minério deixava o Espírito Santo através dos portos de Vila Velha e Vitória. A demanda do escoamento de minério foi estimulada por conta da 2ª Guerra Mundial, por volta de 1942. Para que navios de portes maiores pudessem atracar, foi preciso ampliar a capacidade do Estado para recebê-los.

Do porto em Vila Velha, para a área no final da praia de Camburi. Os anos 60 marcariam o início do desenvolvimento no Estado com o início da construção do Porto de Tubarão. Foi durante a gestão de Eliezer Batista que a então Vale do Rio Doce assinou importantes convênios com siderúrgicas mundiais. Com a previsão de fornecer 50 milhões de toneladas de minério de ferro para os japoneses durante 15 anos, o contrato só foi assinado depois da promessa de construção de um novo porto. 

Hoje, com 50 anos de existência e mais de 7 mil funcionários diretos, o Porto de Tubarão reúne uma série de histórias que passam de geração em geração. Pais, filhos, netos e sobrinhos que fizeram e ainda fazem parte do Complexo, se emocionam e recordam com orgulho todas as transformações que tiveram a oportunidade de acompanhar. Veja!

Os números
009_024_ore_cart_rail_truck_mining_mine_mineral-512
O Complexo de Tubarão opera com cinco viradores de vagões com capacidade de descarga de 7 mil toneladas cada um.

009_024_ore_cart_rail_truck_mining_mine_mineral-512Ao todo, são 350 toneladas descarregadas por dia. Só de minério de ferro são exportadas mais de 150 milhões de toneladas por ano;

009_024_ore_cart_rail_truck_mining_mine_mineral-512O terminal opera durante 24 horas com a colaboração de 7.6 mil funcionários diretos
Ao todo, são 64 mil empregos diretos e indiretos;

009_024_ore_cart_rail_truck_mining_mine_mineral-512Toneladas de minério percorrem cerca de 905 km de linha férrea até o Porto de Tubarão e a movimentação do terminal capixaba representa 40% da carga ferroviária do país;

009_024_ore_cart_rail_truck_mining_mine_mineral-512Além de exportar minério de ferro, o porto de tubarão também é porta de entrada de grãos, carvão e fertilizantes;

Importância para a economia capixaba
No Espírito Santo, as operações do Porto de Tubarão representam um total de 13% do PIB capixaba.

Desafio: diminuir a emissão de partículas de minério
As atividades do Complexo de Tubarão exigem controle ambiental para minimizar os impactos causados pela mineração. Além da preocupação com as riquezas naturais e a preservação dela, ações para manter uma boa vizinhança com o meio ambiente acontecem 24 horas por dia.

O grande desafio é controlar o pó preto, principal problema das atividades desenvolvidas no local. Para minimizar a situação, diversas ações são desenvolvidas no Complexo. O porto pretende reduzir as emissões de partículas de minério no meio ambiente em mais de 20% até 2020. 

Apoio social
Cerca de 79 mil pessoas já foram beneficiadas por projetos sociais desenvolvidos pelo Porto de Tubarão. Os atletas que recebem auxílio já conquistaram cerca de 580 medalhas. Por ano, 1.800 pessoas passam pela Estação do Conhecimento, localizada na Serra, e apoiada pelo complexo portuário. Assista:

Inscreva-se!
O prazo de inscrição da Corrida Vale termina no dia 23 de outubro. Para garantir a sua vaga, os corredores devem acessar o site, escolher o percurso, preencher a ficha de cadastro, e pagar a taxa de R$ 60.

logomarca corrida vale6ª Corrida Vale
Data: 04 de dezembro
Local: Complexo de Tubarão, em Vitória
Percursos: 5km e 10km
Informações e inscrições

One Reply to “Confira as curiosidades do Porto de Tubarão, palco do percurso da Corrida Vale!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *