Abertas as inscrições da Meia Maratona do Rio 2017

Os vencedores da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2016 ainda estão comemorando o pódio e a organização já abriu as inscrições para o evento em 2017! A 21ª edição da prova, considerada melhor meia maratona no país, será no dia 20 de agosto, com largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo.

meia internacional do rio dentroOs interessados em participar do prova de 21.097 metros ou da disputa de 5 km deverão confirmar presença até as 16h do dia 16 de novembro no site oficial do evento, com preço especial de abertura de inscrições no valor de R$ 90,00 para pagamento com boleto bancário. A Expo Atleta e entrega de kit será nos dias 17 e 18 de agosto de 2017, das 10h às 20h, e no dia 19 de agosto de 2017, das 09h às 17h.

A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro tem um percurso rápido e que possibilita a obtenção de tempos baixos. A prova ratificou sua importância em 2008, em sua 12ª edição, quando também foi válida pelo Mundial de Meia Maratona. Os atletas Zersenay Tadese, da Eritréia, com o tempo de 59min56seg, e Lornah Kiplaga, da Holanda, 1h08min37seg, foram os vencedores.

Dobradinha brasileira em 2016
vencedores meia maratona do rio

A edição 2016 da prova foi realizada na manhã do último domingo (16). E, após uma espera de oito anos, o atletismo nacional voltou ao topo do pódio da competição e garantiu a dobradinha com o mineiro Giovani dos Santos e a paranaense Joziane Cardoso, ambos da equipe Pé de Vento/Caixa.

Giovani fez o belo percurso de 21.097 metros, largando na Praia de São Conrado e chegando no Aterro do Flamengo, com tempo de 1h04min47seg, com boa vantagem para o segundo colocado, o queniano Joseph Aperumoi (Kenia Luasa Sports), 1h05min08seg. Gilmar Silvestre Lopes (Cruzeiro), ficou em terceiro, 1h05min32seg.

Já Joziane marcou o tempo de 1h17min58seg, seguida pela brasileira Valdilene Silva (E.C. Pinheiros), 1h18min17seg, a pela atleta queniana Leah Jerotich (Coquinho Fila Bioleve), 1h18min32seg.

Na elite masculina, o atleta Giovani dos Santos, vice em 2015 e um dos favoritos deste ano, desta vez não deixou escapar a vitória que faltava ao seu currículo de muitas conquistas. Ele revelou que, desta vez, optou por usar uma estratégia diferente durante a prova e o resultado positivo acabou acontecendo.

“Este ano resolvi observar o ritmo dos atletas quenianos nos primeiros 15 quilômetros, ou seja, manter o mesmo ritmo que eles para ganhar espaço nos quilômetros finais, e deu certo. Apesar do calor consegui seguir forte sem deixar o rendimento cair”, destacou Giovani, que foi às lágrimas assim que cruzou a faixa de chegada. O atleta agora focará seus treinamentos para a Volta da Pampulha e a Corrida Internacional de São Silvestre, ambas em dezembro.

Joziane também escolheu uma tática diferente, com um começo mais cauteloso e deixando para pressionar no final. A partir do km 16, sentindo-se bem, arriscou e conseguiu se distanciar e vencer sem muita pressão. “Foi super tranquilo. Não desmerecendo minhas adversárias, mas não cheguei a sofrer”, declarou a campeã de 2016.

Ela atribuiu à preparação feita seu bom desempenho neste domingo. “Treinei muito para as Dez Milhas Garoto e depois para essa prova. Acho que tudo acabou se encaixando bem aqui. Estava muito quente no começo e sabia que tinha de fazer uma corrida sem forçar demais. Essa tática também foi importante”, encerrou a atleta, que também vai se preparar para as principais provas do fim de ano.

LOGOMARCAMeia Maratona do Rio de Janeiro
Data: 20 de agosto de 2017
Percursos: 21km e 5km
Mais informações e inscrições 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *