Fique ligado! Corrida Zumbi dos Palmares abre inscrições nesta quinta-feira

Vai ter corredor dormindo na fila! A Corrida Zumbi dos Palmares, que começa a ser disputada antes mesmo da largada oficial da prova, abre inscrições nesta quinta-feira (03), em Vitória. No ano passado, o número de vagas foi preenchido em menos de uma hora.

Para participar, o corredor precisa ir até à Casa do Cidadão, em Itararé, das 13h às 18h, para preencher um cadastro na Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), e doar 1kg de alimento não perecível. Serão disponibilizados apenas 600 kits, com camisa e número de peito.

Largada da Corrida Zumbi dos Palmares acontecerá em frente ao Mucane. Foto: Casulo Digital
Largada da Corrida Zumbi dos Palmares acontecerá em frente ao Mucane. Foto: Casulo Digital

Mudança no percurso
A 10ª edição da Corrida Zumbi dos Palmares pela Igualdade Racial será realizada no dia 20 de novembro com largada às 7h45, no Centro de Vitória. 
O trajeto da tradicional corrida mudou, mas permanece com a distância de aproximadamente 5 km.

Após a largada em frente ao Museu Capixaba do Negro (Verônica da Pas), os corredores seguirão pelo bairro Vila Rubim (início da avenida Duarte Lemos), passando pelas avenidas Nair de Azevedo e Dário Lourenço de Souza (Sambão do Povo). O retorno será na rotatória em frente ao antigo restaurante “Mar e Terra”, com chegada perto da entrada principal do Tancredão. Nas edições anteriores, percurso seguia até a Prefeitura de Vitória e termina na Praça Getúlio Vargas, na Beira-Mar.

Entrega dos kits
Quem conseguir garantir o seu passaporte na prova mais disputada do Espírito Santo, deve ir buscar o kit no dia 18 de novembro, das 13 às 18 horas, no pátio da Casa do Cidadão, em Itararé.

Premiação
Serão premiados com medalha dourada os cinco primeiros colocados da categoria geral feminino e masculino e os primeiros colocados de cada categoria paralímpica feminino e masculino (deficiência física; deficiência visual; e deficiência auditiva e intelectual). Todos os demais inscritos que cruzarem a linha de chegada receberão medalha de participação. Não haverá apuração de tempo dos corredores.

A assistente social da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Maria Anita Brasileiro, destaca que a corrida tem como objetivo chamar atenção da sociedade para a luta da população negra por seus direitos. “A Corrida Zumbi dos Palmares já entrou para o calendário oficinal da Prefeitura de Vitória e visa marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Dessa maneira, além de buscar melhorias das condições de saúde e bem-estar, a corrida visa fortalecer a luta antirracismo por meio da prática esportiva coletiva”, disse.

Os alimentos arrecadados com as inscrições serão encaminhados ao banco de alimentos da Prefeitura de Vitória.

X Corrida de Rua Zumbi dos Palmares pela Igualdade Racial
Quando: 20 de novembro
Largada: Museu Capixaba do Negro no Centro de Vitória
Inscrição: Doação de 1kg de alimento não perecível
Data, horário e local: de 3 e 4 de novembro, das 13 às 18 horas, na Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) – Avenida Maruípe, nº 2.544, Casa do Cidadão, em Itararé.
Mais informações: 3382-6697

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *