Correr pode aumentar contagem e qualidade do espermatozoide, comprova pesquisa

Um estudo publicado na revista científica britânica Reproduction revela que a prática de atividade física moderada traz benefícios para o sistema reprodutivo masculino. De acordo com a publicação, homens que fazem pelo menos meia hora de exercício, três vezes por semana, podem aumentar a contagem de esperma.

Os testes mostraram que homens que começaram a correr regularmente apresentaram um aumento de espermatozoides saudáveis. Após um mês, os participantes do experimento pararam de correr na esteira e o número diminuiu.

Por isso, segundo os especialistas responsáveis pelo estudo, exercício físico em excesso também pode prejudicar a produção de esperma. Estudos já publicados também relacionam a prática de esportes competitivos, como o ciclismo, com a diminuição da qualidade do espermatozoide.

Sex_-_porn-38-_Spermatozoon_-_Sperm_-_Conception_-_spermatozoid_-_Birth-512Como o teste foi realizado – Foram selecionados 261 homens saudáveis, que adotavam um estilo de vida sedentário e que não apresentavam problemas de fertilidade, ou seja, sua contagem e qualidade de espermatozoides eram normais. Ao longo de 24 semanas de experimento, eles foram divididos em quatro grupos de estudo:

  • Sem exercício
  • Três sessões por semana de treinamento de alta intensidade (10 explosões de um minuto de corrida muito rápida com um curto período de recuperação entre cada ataque)
  • Três sessões por semana de exercício moderado (30 minutos na esteira)
  • Três sessões por semana de exercício intenso (cerca de uma hora na esteira)

Os resultados foram: os integrantes dos três grupos que praticaram exercício perderam peso e apresentaram resultados melhores nos testes de esperma do que aqueles que se mantiveram sedentários. A quantidade e a qualidade do espermatozoide aumentaram com o treinamento, sendo a prática de exercício moderado a que trouxe mais benefícios.

Eles acreditam que pelo menos parte do resultado pode ser atribuído à redução do excesso de peso – um terço dos integrantes de cada grupo estava acima do peso e todos os participantes dos três grupos perderam gordura corporal. Estudos realizados anteriormente já mostraram que a obesidade pode diminuir a fertilidade masculina.

sperm-and-eggSex_-_porn-38-_Spermatozoon_-_Sperm_-_Conception_-_spermatozoid_-_Birth-512Aumento da fertilidade? O que não está claro ainda é se esse estímulo se traduz em aumento da fertilidade. Isso é algo que os pesquisadores pretendem analisar no laboratório, verificando se as mudanças induzidas pelo exercício afetam também o potencial do espermatozoide fertilizar o óvulo.

Allan Pacey, professor de Andrologia na Universidade de Sheffield, no Reino Unido, e porta-voz da British Fertility Society, destaca a necessidade de mais estudos. “Temos muito pouco conhecimento sobre como o exercício físico pode afetar a fertilidade masculina e a qualidade do espermatozoide, mas essa é uma pergunta feita com frequência pelos homens que desejam aumentar suas chances de ter um filho”, diz.

O especialista afirma que é provável que haja um nível ideal de exercício para melhorar a fertilidade masculina, mas lembra que é aconselhável consultar um médico antes de iniciar uma atividade muito intensa.

Sex_-_porn-38-_Spermatozoon_-_Sperm_-_Conception_-_spermatozoid_-_Birth-512Dicas – Algumas recomendações para aumentar a quantidade e a qualidade do esperma são:

– Manter os testículos arejados – evitar roupas íntimas apertadas e banhos quentes
– Evitar infecções sexualmente transmissíveis
– Parar de fumar
– Reduzir o consumo de álcool

Com informações da BBC Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *