Capixabas vão pedalar mais de 500km para correr a Maratona do Rio de Janeiro

Centenas de corredores capixabas embarcam nos próximos dias com destino à capital carioca para participar da Maratona do Rio de Janeiro, que acontece no próximo domingo (18). De ônibus, carro ou avião, eles vão em busca do sonho de completar os mais desafiadores 42.195 metros das provas de rua.

Mas um grupo de atletas capixabas não reservou passagens e nem vai rachar a gasolina. Tiago Emerich, Tiane Marcarini, Richard Soares, Lila Tavares e Léo Binda vão encarar, pedalando, a viagem de mais de 500 quilômetros até o Rio de Janeiro.

Serão três dias de viagem. Eles “embarcam” na bike na madrugada desta quarta-feira (14) em Jardim da Penha, Vitória, e pretendem chegar ao bairro Botafogo, no Rio de Janeiro, na sexta-feira à tarde. “A primeira parte da viagem será a mais longa. Faremos pequenos “pit stops” e só vamos parar efetivamente em Campos, quando atingirmos 250km. Depois os trajetos são dois dias com distâncias menores para concluir a jornada”, explica Emerich.

A viagem foi toda planejada para que o grupo de atletas chegue a tempo de buscar o kit da maratona no sábado e descanse para a largada dos 42km na manhã de domingo. “É a realização de um sonho. Essa é a quarta vez que participo da Maratona do Rio de Janeiro e no ano passado concluí a prova com a vontade de ir pedalando até a largada esse ano”.

O treinador Richard Soares, da Equipe Limiar, especialista em treinamento de Triathlon e Ciclismo em longas distâncias, vai comandar e orientar os atletas ao longo de todo o percurso até a cidade carioca. “O Richard já fez essa viagem até o Rio e topou a jornada pela experiência que já possui no ciclismo de BRs e de longas distâncias. Faz parte da filosofia de trabalho dele”, conta Tiago.

De acordo com Emerich, além do desafio pessoal, essa é uma oportunidade ímpar de comprovar como a bicicleta pode ser melhor aproveitada como meio de locomoção no dia-a-dia. “Sou um defensor do meio de transporte, não apenas por ser atleta, mas também pela questão da sustentabilidade. Precisamos nos desprender cada vez mais dos padrões e usarmos o esporte como ferramenta de qualidade de vida e aprendizado em todos os momentos”, avalia Emerich.

Após pedalar os 560km e correr os 42km, os atletas capixabas retornam ao Espírito Santo de ônibus com a medalha no peito e cheios de histórias pra contar!  

A Maratona do Rio terá largada às 7h30 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes. Os 42km de percurso passam pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo até chegar no Aterro do Flamengo. O evento conta ainda com a Meia Maratona (21 km), que terá largada às 6h45 na Praia do Pepê, Barra da Tijuca, e com a corrida de 6 km, cuja largada acontece às 8h no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *