Percursos da Corrida Vale são marcados por história e belezas naturais. Veja o passo-a-passo e monte sua estratégia!

A 7ª edição da Corrida Vale, que será realizada na manhã do próximo domingo (03), tem três opções de percursos – 16km, 10km e 6km marcados pela beleza de pontos turísticos da capital capixaba. A largada será dada simultaneamente às 7h em três pontos – Museu Vale, Prefeitura de Vitória e Praça dos Desejos.

Entre os pontos turísticos que marcam o percurso de 16km estão: além do Museu Vale, em Vila Velha, com a linda vista da baía de Vitória, a Ponte Florentino Avidos, o mercado da Vila Rubim, o Porto de Vitória, a prefeitura, Shopping Vitória, Praças do Papa, da Ciência, dos Desejos, dos Namorados e, por fim, pela Praia de Camburi. 

O Blog Corrida de Rua fez, em outubro, um treino de reconhecimento e traz agora uma análise de todo o passo-a-passo do percurso para você montar a sua estratégia na prova. Confira!

Largada no Museu – Os corredores que escolheram o percurso mais longo da Corrida Vale vão largar no Museu Vale, localizado às margens da baía de Vitória, em Vila Velha. Inaugurado em 1998, o museu foi instalado na antiga sede da Estação Pedro Nolasco, um prédio de três andares construído em 1927. O local é cheio de belezas naturais e atrativos, como a presença de uma locomotiva centenária da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A dica é chegar mais cedo e antes da largada exagerar nas fotos e selfies!

Após a largada do percurso de 16km, no Museu Vale, antes mesmo de completar o primeiro quilômetro de prova, os corredores vão encontrar um dos cartões postais mais antigos da capital capixaba, a Ponte Florentino Avidos ou Cinco Pontes. A via estará completamente interditada, nos dois sentidos, garantindo a segurança dos atletas.

Em seguida, passarão pelo Mercado da Vila Rubim, pelo Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado, pelos armazéns do Porto de Vitória até chegar à Beira-Mar, uma das principais avenidas da capital. Ou seja, em apenas 2km de percurso, muita história ao longo do caminho dos corredores!

No início da avenida Beira-Mar, na altura da Praça Pio XII, estará localizado o primeiro ponto de hidratação da prova. “Independente da previsão do tempo, se estiver chovendo ou não, o corredor não deve esquecer de se hidratar. Mesmo sem sentir sede, pegue a água, tome três golinhos e descarta o resto”, orienta o educador físico, Julio Paul.

Enquanto estiverem percorrendo as margens da Baía de Vitória, os atletas inscritos na Corrida Vale, moradores da região e caminhantes serão surpreendidos por uma ação preparada pela organização do evento.

10 km – Ao lado da Prefeitura de Vitória, será dada a largada, também as 7 horas, do percurso de 10km. Também nessa altura, estará localizado o segundo ponto de hidratação da Corrida Vale para os atletas que farão o percurso de 16km. Com as largadas simultâneas, não haverá tráfego de corredores. Ou seja, os atletas dos 16km não deverão encontrar com os que farão os percursos de 10km e 6km.

Na metade da prova de 16km, os corredores passarão pela Praça do Papa, outro ponto turístico da capital capixaba, com vista para o Convento da Penha, principal símbolo religioso do Espírito Santo.

Mais à frente, os participantes da Corrida Vale passarão por baixo da Terceira Ponte, pela frente do Shopping Vitória e Assembleia Legislativa. A partir daí, percorrerão um dos trechos de asfalto mais charmosos do bairro nobre de Vitória, a Enseada do Suá.

5km – Na Praça dos Desejos será dada a largada do percurso de 6km e no local também estará localizado o terceiro ponto de hidratação da prova. “Quem estiver fazendo o percurso de 10km, ainda estará na metade da prova, sentindo os primeiros sintomas da corrida. Já os que escolheram os 16km, precisam ter uma atenção especial para a hidratação. A maioria dos corredores já estarão, a essa altura, com uma hora de prova. Por isso, quem tem o hábito de fazer uso do carboidrato em gel, é nesse momento, que deve ingeri-lo, para ganhar força nos últimos 6km de prova”, ressalta o educador físico Julio Paul.

Mais uma ponte! A chegada à orla mais charmosa da capital capixaba cruzando a ponte de Camburi vai levar os corredores de volta ao continente. “Nesse ponto vai faltar pouquinho para a chegada. Na Cinco Pontes, os corredores saem do continente (Vila Velha) e acessam a ilha. Depois de atravessar toda a ilha, a passagem pela Ponte de Camburi nos remete novamente ao continente”.

Último km de prova – Quase no final da orla de Camburi, estará localizado o último ponto de hidratação da prova. Vale a pena se hidratar tão perto da chegada? “Se no dia da prova estiver um tempo quente, a essa altura, a boca estará ressecada e será impossível passar nesse ponto e não se hidratar. Se não beber água, vai sofrer lá no final”, alerta o professor Julio Paul.

Surpresa no final do percurso plano – Nos últimos metros do percurso da Corrida Vale, os corredores vão se deparar com um trecho de subida, uma ladeira que dá acesso às instalações da empresa, no final da orla de Camburi. A estratégia para vencer o último desafio vai depender do estado físico de cada um dos corredores.


Manter o ritmo, acelerar para chegar logo, ultrapassar os corredores mais cansados, brincar de subir e se preparar para fazer as fotos na chegada, sprintar e chegar firme e forte ou caminhar e trocar ideia com os companheiros de desafio? Você escolhe!

O educador físico Julio Paul orienta: “Ouça o seu corpo! Como você pode utilizar o pouco de força que ainda terá nessa altura? Vale a pena acelerar um pouco mais? Vale a pena no início dar uma caminhada, recuperar um pouco o fôlego e em seguida partir? Vai depender de cada um. O importante é ir e se divertir! Tem que chegar lá em cima alegre e sorridente. Tem que subir bem para sorrir pra foto no final”.

Sombra, água fresca e muito verde na chegada – A chegada da Corrida Vale estará localizada na entrada do complexo industrial em Jardim Camburi. Em uma ampla área estarão montadas as tendas de entrega de medalhas e lanches e toda a estrutura para dar conforto aos atletas.

Não tenho dúvida que essa edição da corrida oferece percursos que vieram para ficar. A Vale foi totalmente feliz em adequar a quilometragem, tornando a prova mais veloz, com 99% do percurso totalmente plano sendo apenas poucos metros de subida no final. Só vai sofrer quem não estiver preparado e hidratado, mas certamente todos vão chegar felizes. Aproveitem que a prova tem tudo para ser belíssima!”, Julio Paul, educador físico.

Percursos ponto-a-ponto:

– 16km – Museu Vale (Vila Velha) > Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes) > Vila Rubim > Porto de Vitória > Praça Pio XII > Saldanha da Gama > Salesiano > Prefeitura de Vitória > Praça do Papa > Shopping Vitória > Curva da Jurema > Praça da Ciência > Praça dos Desejos > Praça dos Namorados > Praia de Camburi > Portaria da Vale.

– 10km – Prefeitura de Vitória (Bento Ferreira) > Praça do Papa > Shopping Vitória > Curva da Jurema > Praça da Ciência > Praça dos Desejos > Praça dos Namorados > Praia de Camburi > Portaria da Vale.

– 6km: Praça dos Desejos (Vitória) > Praça dos Namorados > Praia de Camburi > Portaria da Vale.

Assista ao vídeo do treinão de reconhecimento no Percurso da Corrida Vale.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *