Dicas da Nutri que Corre: Perder Peso x Emagrecer? Entenda a diferença e saiba o que é melhor pra você!

É comum as pessoas se queixarem de que, mesmo ao seguir uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos, não veem resultados na balança. Mas, o fato de não ter perdido peso não significa que não tenha emagrecido. Primeiramente, é preciso entender que o peso do nosso corpo corresponde à massa de diferentes tecidos: músculos, gordura, ossos, água etc.

Portanto, quando falamos em ‘perder peso’, estamos nos referindo à diminuição de qualquer um desses componentes. Já o termo ‘emagrecer’ diz respeito à perda de gordura, que é o que nós queremos já que ela está associada a diversos malefícios para a saúde.

É possível emagrecer sem perder peso, uma vez que os músculos são mais densos e compactos do que a gordura. Para exemplificar, um quilo de gordura ocupa mais espaço em nosso corpo do que um quilo de músculos. “Emagrecer seria a perda de gordura corporal e ganho de massa muscular, mas isso a balança não registra”

O ideal é mudar a alimentação, ao invés de parar de comer, e sempre fazer atividades aeróbicas e de resistência voltadas para o trabalho de fortalecimento muscular.

A fonte de energia para o treinamento deve vir do alimento ou mesmo de um suplemento com quantidades pré-estabelecidas de carboidratos e proteínas. Sem uma orientação nutricional e acompanhamento médico adequado, o seu organismo passa a usar a massa muscular como fonte energética, prejudicando a performance do treinamento e aumentando as chances de lesões. Não adianta emagrecer e não se manter saudável.

 Ainda assim a reeducação alimentar, aliada à prática de exercícios físicos, é realmente a melhor maneira de emagrecer de forma efetiva. Juntas, elas aceleram a transformação das calorias dos alimentos na energia necessária para realizar as tarefas do corpo (como respirar, bombear oxigênio aos músculos, etc), proporcionando a queima da gordura. Quanto mais músculos, mais trabalho corporal, mais queima de gordura e mais rápido será o metabolismo funciona.

Como fazer o metabolismo funcionar bem:

Faça algum tipo de musculação: A prática de musculação gera queima calórica alta e aumento do tecido muscular que trabalha na queima de energia, acelerando o metabolismo.

Beba água: Além de atuar no transporte de vitaminas e minerais, a água acelera um pouco mais o metabolismo.

Consuma mais proteína: Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovo, são mais difíceis de serem digeridos do que carboidratos e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. Porém não esqueça que o carboidrato é a fonte de mais energia para seu treino. Ou seja não deve ser excluído totalmente da dieta.

Tome o café da manhã e não fique muito tempo sem comer: Pular refeições faz o corpo “economizar” energia, atitude que dificulta a perda de gordura. Fracionar as refeições, além de fazer com que o corpo trabalhe mais, evita exageros alimentares.

Dê preferência a alimentos caseiros, livre de aditivos químicos e corantes, eles levam mais tem para o corpo metabolizar e fazer sua queima além disso esses alimentos são ricos em gorduras para sabor e textura ideal para sua venda em mercado.

Bons treinos!!


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

8 Replies to “Dicas da Nutri que Corre: Perder Peso x Emagrecer? Entenda a diferença e saiba o que é melhor pra você!

  1. Parabéns pelo artigo, minha ponto de vista as pessoas tem que seguir um passo a passo, ter disciplina buscar informações corretas.

    não é impossível basta força de vontade.

  2. Olá.

    Faz todo sentido. Até porque vc pode emagrecer e ganhar massa magra sem ter perdido peso. Ou perder peso sem ter de fato emagrecido. Achei muito bom frisar esta diferença que poucos sabem. Parabéns!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *