Dicas da Nutri que Corre: 5 alimentos que ajudam a combater inflamações 

A inflamação crônica do corpo, além de causar desconfortos físicos, pode afetar o mecanismo de fome e atrapalhar hormônios reguladores do metabolismo, fatores que vão provocar ganho de peso. Além disso, com a chegada das temperaturas mais baixas e o tempo seco, características do outono- inverno, fazem com que essa época do ano seja propícia para o surgimento de gripes, resfriados e viroses.

Por isso, é importante que o sistema imune esteja fortalecido para combater essas doenças. Mas não é preciso correr para a farmácia e fazer um estoque de remédios, porque você pode encontrar grande ajuda na cozinha e na horta de casa. Há alimentos que atuam como anti-inflamatórios e contribuem para reduzir a produção de substâncias que estimulam a inflamação e deixam o organismo mais resistente a doenças.

Separei 5 alimentos que, além de combinar entre si e dar uma ótima salada, podem ser consumidos separados e diariamente, ou seja, sem desculpa para treinar no Outono-Inverno, porque está gripado!

Abacate: possui em sua composição o beta-sitosterol, uma substância que tem ação antiinflamatória em nosso organismo, fazendo com que as células exerçam melhor suas funções. Além disso, contribui também na diminuição de rugas precoces e também a celulite.

Vegetais de folhas verde escuras – Alguns estudos dizem que alimentos como espinafre e rúcula, por conterem muita Vitamina E, conseguem controlar moléculas pró-inflamatórias chamadas citocinas. Assim, a inflamação não chega nem a acontecer.

Tomates – Eles contêm licopeno, que ajudam a combater a inflamação dos pulmões e de outras partes do corpo. O melhor é que os tomates cozidos e preparados têm mais concentração desse composto, isso quer dizer que molhos também funcionam!

Beterraba – Não é só a cor que agrada na beterraba. Apesar do pigmento que dá a cor – a betalaína – ser por ele só um ótimo composto anti inflamatório, ela contém muito antioxidante, Vitamina C e fibras, que ajudam também a proteger contra o câncer e doenças cardíacas.

Nozes – Além de ajudarem a combater a inflamação, os antioxidantes das nozes colaboram com a reparação dos tecidos que foram danificados por ela. Junto com os peixes e os vegetais de folhas verdes.

Receitinha de super salada verde:

Ingredientes para a salada:

Folhas verdes de sua preferência (alface, rúcula, agrião, mostarda, almeirão, chicória)
Beterraba ralada fina
Abacate picado em cubos
Nozes picadas grosseiramente
Tomate cereja à vontade

***Misturar todos os ingredientes de forma grosseira, o interessante dessa salada é o molho.

Ingredientes para o molho:
½ abacate grande ou 1 abacate pequeno, cortado ao meio e sem caroço
6 colheres de sopa de azeite de oliva
Suco de 2 limões (cerca de ¼ de xícara)
Um punhado de folhas de coentro adicione mais a gosto
Sal a gosto
1 copo de iogurte  natural
Orégano a gosto

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes para o molho de abacate cremoso num processador de alimentos pequeno ou liquidificador. Bata até que os ingredientes estejam bem misturados e prontos. Prove e ajuste a quantidade de sal e limão, a gosto. Guarde na geladeira até o momento de usar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *