Coletor de lixo aproveita o bom condicionamento físico e se torna atleta

Reportagem: Marcela Cota|Folha Vitória

Com o intenso trabalho na coleta de lixo diariamente, os profissionais conhecidos como garis ganham um bom condicionamento físico. Marcelo Siqueira da Costa, de 32 anos, aproveitou do bom preparo físico e encontrou uma oportunidade para se tornar atleta. 

Com a experiência de 10 anos como coletor de resíduos, Marcelo descobriu o talento para a corrida de rua há um ano. Ele explicou que as pessoas olhavam e comentavam que ele corria mais que os outros coletores, que ele tinha talento para a corrida. ”Fiquei atento e fui procurar me profissionalizar na corrida”, conta Marcelo.

O atleta contou que se prepara e ganha resistência para as competições no trabalho e com a ajuda de um treinador. Para ele o maior benefícios é poder fazer muitas amizades e conhecer lugares. Ele ainda fala da gratidão pelo apoio do pai e da empresa onde trabalha.

As expectativas do esportista para o futuro são muitas. Entre elas, conhecer todo o Brasil por meio da corrida, se tornar um atleta profissional de alto rendimento. 

Nova modalidade

No ritmo do esporte com a ecologia, há uma nova modalidade para queimar calorias e recolher lixo. Chama-se plogging e, em apenas 30 minutos, é possível chegar a um gasto calórico de 300 calorias. A ideia surgiu na Escandinávia e espalhou-se pelo mundo. Isso significa ficar em forma enquanto se contribui para o meio ambiente.

A mistura de atividade física com sustentabilidade chamou a atenção do coletor, que não conhecia e achou uma iniciativa interessante. ”É uma forma de deixar cidade mais limpa e praticar esporte. Os capixabas precisam conhecer essa modalidade” comenta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *