Dicas da Nutri que Corre: Receitas de sopas proteicas e funcionais

Com a chegada do inverno, os pacientes costumam pedir para adicionar no cardápio receitas de sopas e caldos. Por isso, separei algumas receitas que, além de serem funcionais, têm baixa caloria e vão ajudar a te manter em forma no inverno. São três opções super proteicas e com carboidrato ideal para renovar seu cardápio de inverno e dar aquela energia para os treinos no frio!

Sopa de batata doce com feijão
INGREDIENTES:
300g de feijão-preto cozido;
500ml do caldo de legumes (você pode utilizar parte do caldo do cozimento do feijão e a água do cozimento da batata);
250g de batata-doce cozida (cozinhe a batata no caldo de legumes e aproveite o líquido que sobrar para preparar a sopa);
2 folhas de couve cortadas fininhas.
Alho, cebola e alho-poró bem picadinhos,a gosto.
Azeite (1 colher de sopa)
Sal a gosto.

MODO DE PREPARO:
Bata no liquidificador o feijão, a batata-doce e o caldo de legumes até obter um creme liso e homogêneo. Reserve.Refogue o alho, a cebola e o alho-poró em pouco óleo . Acrescente o creme batido e tempere com sal e pimenta-do-reino. Quando ferver, acrescente a couve, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos para apurar o sabor. Mexa durante o processo para não grudar no fundo da panela. Colocar fio de azeite por cima após seu cozimento.

Sopa de inhame e patinho moído
INGREDIENTES:
350g de inhame cru cortado em cubos pequenos;
600ml de caldo de legumes;
250g de carne moída;
Alho e cebola bem picadinhos a gosto
Azeite ( 1 colher de sopa)
Salsinha e cebolinha picadas a gosto.

MODO DE PREPARO:
Refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente a carne moída. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Assim que a carne estiver dourada, acrescente o cará (inhame) e o caldo de legumes.Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar bem por uns 30 a 40 minutos, até o cará começar a desmanchar. Mexa durante o processo, para não grudar no fundo da panela. Acerte os temperos.

Sopa de batata baroa e frango desfiado
INGREDIENTES:
450g de batata-baroa cozida (cozinhe a batata no caldo de legumes e aproveite o líquido que sobrar para preparar a sopa);
200g de frango cozido desfiado (reserve a água do cozimento para utilizar na sopa);
800ml do cozimento do frango ou caldo de legumes caseiro;
Alho, cebola e alho-poró bem picadinhos a gosto.
Cúrcuma (açafrão) a vontade
Salsinha e cebolinha picadinhas a gosto.

MODO DE PREPARO:
Bata no liquidificador a batata-baroa e o caldo de legumes ou de frango até obter um creme liso e homogêneo. Reserve. Refogue o alho, a cebola e o alho-poró no azeite. Acrescente a cúrcuma e o frango. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe refogar um pouco. Acrescente o creme batido e acerte o tempero. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos para apurar o sabor. Mexa durante o processo para não grudar no fundo da panela. Adicione a salsinha e a cebolinha, misture bem e sirva.


A seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, Uphill, do Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km) e do Espírito Santo, além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-21

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *