Para participar é só doar! Abertas as inscrições da 2ª Corrida e Caminhada do Procon Vitória

As inscrições da 2ª Corrida e Caminhada do Procon Vitória “Mulher: Igualdade e Autonomia” já estão abertas! A prova com percurso de 5km será realizada no dia 16 de setembro, às 8 horas, na praia de Camburi. Clique aqui para fazer sua inscrição! 

Para participar, os inscritos terão que doar 3 quilos de alimentos não-perecíveis que serão entregues ao Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS) que distribui às famílias atendidas nos programas da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas).

A gerente do Procon Vitória Herica Correa Souza explica que a 2ª edição do evento traz várias novidades, além do foco no universo feminino. A primeira delas é a ampliação no número de participantes passando de 1.500 para 1.800 pessoas.

Outra grande novidade é o kit que será entregue aos participantes, que será composto por camisa do evento, viseira, toalha, squeezer e meia. Logo na largada, na altura do píer de Iemanjá, será montada uma estrutura voltada para atendimento do público consumidor, em especial, às mulheres. Além disso, haverá postos de distribuição de água ao longo do percurso e atração musical para a festa da chegada.

Para agradar às crianças, será montado um espaço recreativo com piscina de bolas, tobogã, entre outras atividades. Para o restante do público, serão instaladas tendas de atendimento e orientações nas seguintes áreas: Defesa do Consumidor, Saúde, Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho com ênfase na Mulher, além do Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Direito do Consumidor.

Código do Consumidor – A Corrida e Caminhada Procon Vitória faz parte das comemorações do órgão pelos 28 anos de criação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A gerente do Procon Vitória Herica Correa Souza destaca que este evento é uma oportunidade de conscientizar a população dos seus direitos, transformando as relações de consumo mais humanas e igualitárias.

Com base em dados estatísticos, que apontam que as mulheres são o grupo de consumidores mais exigentes e o maior mercado, Herica destaca a importância do órgão agir para garantir que elas detenham conhecimento sobre seus direitos, recebam tratamento igualitário e sejam preparadas para o consumo consciente, responsável e sustentável.

Estatísticas – As mulheres são responsáveis pelas decisões de compra em 61% dos lares, mostrou a pesquisa realizada pela agência J. Walter Thompson. Em 34% das casas, as decisões são tomadas em conjunto por homens e mulheres. “Em apenas 3% dos lares é só o homem quem toma as decisões de compra sozinho, então porque não dar as mulheres o tratamento igual e estimular sua autonomia financeira”, afirmou Herica.

A Corrida e Caminhada Procon de Vitória é um evento para quem quer mais que correr. Hérica destacou que esta é mais uma ação para ampliar o número de pessoas capacitadas para o consumo responsável, além de dar oportunidade dos participantes de contribuírem para aumentar a quantidade de alimentos captados a serem doados para as famílias de Vitória.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *