Calçada da Fama vai eternizar personalidades do esporte no Espírito Santo

Reportagem: Folha Vitória

Atletas, ex-atletas, paratletas, técnicos, ex-técnicos e pessoas que atuam diretamente com o esporte no Espírito Santo serão homenageados na Calçada e Galeria da Fama, que será inaugurada, no ano que vem, na Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sesport). O projeto foi lançado oficialmente na tarde desta sexta-feira (14).

Para fazer parte da homenagem, os nomes deverão ser propostos por associações, entidades esportivas e federações, todas devidamente inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). As indicações poderão ser feitas a partir deste sábado (15) e o prazo se estende até o dia 30 de outubro. Todo ano, novas indicações serão feitas, sempre entre 15 de setembro e 30 de outubro.

As indicações serão analisadas pela Comissão de Avaliação Calçada e Galeria da Fama, responsável pela seleção. A comissão será integrada pelo secretário estadual de Esportes; um servidor da Sesport; uma personalidade indicada pela secretaria, com reconhecida atuação, colaboração e notório envolvimento com o esporte capixaba; um representante das federações esportivas do Estado; e um indicado pela Associação de Profissionais da Imprensa Esportiva Capixaba.

O secretário estadual de Esportes, Rodrigo Ronchi, afirmou que as escolhas serão feitas com rigidez. Ele ressalta, no entanto, que não é necessário ter nascido no Espírito Santo para ser indicado.

“Tudo está sendo feito sob uma legislação que precisa ser cumprida. No primeiro ano, começaremos com dez nomes, e vamos diminuindo ao longo do tempo. Cada entidade pode recomendar apenas um nome, que será avaliado pela comissão. Não é necessário que o indicado seja capixaba, mas de alguma maneira ele deve ter contribuído para o nosso esporte”, explicou o secretário.

Para ser homenageado, é necessário que o atleta seja campeão brasileiro ou internacional em qualquer modalidade esportiva; ter conquistado medalha olímpica ou paralímpica; ser considerado individualmente o melhor do mundo pela Federação ou Confederação Internacional que o representa; ou ter envolvimento notório na prestação de serviços aos esportes.

Homenageados

A lista com os nomes dos primeiros homenageados será conhecida até o dia 19 de fevereiro, Dia do Esporte Capixaba, quando ela será disponibilizada no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO). No mesmo dia, está prevista a inauguração da obra, que será feita no entorno do Ginásio Paulo Pimenta, localizado nas dependências da Sesport, em Vitória. Os nomes dos homenageados serão gravados dentro de uma estrela dourada, feita de granito.

A criação do projeto foi autorizada pelo decreto Nº 4279-R, divulgado no Diário Oficial do Espírito Santo em julho deste ano. O projeto foi idealizado pelo ex-jogador de futebol e técnico, Adalberto Lopes. Segundo ele, a ideia de reconhecer o trabalho dos esportistas do Estado surgiu há cerca de cinco anos, depois de uma viagem ao exterior.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *