Quero correr todo dia. Posso?

Muitos se perguntam se faz mal correr todos os dias, mas essa é uma questão que depende de muitos fatores. Alguns vão conseguir tolerar uma determinada quantidade de treino e outros, não. A melhor resposta para esse questionamento é que depende do seu nível atual de condicionamento físico e seus objetivos.

De uma maneira geral, a maioria dos bons corredores amadores treina, em média, três vezes por semana, cuja frequência geralmente permite um equilíbrio sadio entre treinos, vida pessoal e trabalho.

Alguns profissionais argumentam que correr todos os dias faz mal, especialmente devido ao fato de que a corrida é um movimento repetitivo. Ao realizar a mesma atividade todo dia, você pode aumentar o risco de uma lesão de esforço, envolvendo muitas vezes os mesmos músculos e articulações.

Por isso, o importante é seguir um programa de treinamento e procurar um profissional de Educação Física. O blog Corrida de Rua ouviu alguns especialistas.

Impacto

A personal trainer Sayonara Martins, triatleta responsável pelo blog No Pique, destacou que a corrida é uma modalidade que gera muito impacto e que muda bastante o estímulo da musculatura. Ela afirma que quase não vê pessoas correndo todos os dias, mas que, geralmente, isso acontece quando começam a praticar o esporte e acabam “empolgando”.

“Quando começam a correr, acabam despertando e gostando. Aí dá prazer, é normal”, ressalta. Mas ela alerta: “Sempre recomendo correr três vezes por semana, sempre intercalando com academia ou outra atividade. Mas isso depende muito do objetivo de cada um. Se a pessoa corre todo dia, ela não tem tempo para pilates ou musculação, por exemplo. Isso significa que ela não está preparada e vem a lesionar mais, por conta da frequência”, ponderou Sayonara Martins.

Volume e intensidade

O treinador de corrida e responsável pela Ative Treinamento Esportivo Integrado, Tiago Thomaz, ressalta que, para correr todo dia, depende do volume e da intensidade.

“Não é errado prescrever corrida todos os dias. Porém, tem de ser controlado por um profissional de Educação Física. Porque, do contrário, a pessoa perde controle e vai aumentando o volume (duração) sem que perceba que o cansaço está acumulando e o somatório dos quilômetros percorridos ao longo dos microciclos e mesociclos pode ser prejudicial. Todo estímulo físico (carga de treino) tem seu momento em que o organismo sofre, cataboliza, degrada e, para que haja o desenvolvimento da capacidade física, existe um momento ótimo de recuperação entre as cargas de treino, para que ocorra a supercompensação. Assim, em resumo, faz-se necessária a alternância da intensidade e volume, do meio e método de treino”, explicou Tiago.

O especialista ainda ponderou o risco das lesões caso o atleta não respeite os princípios do treinamento. “Não obedecendo a isso, correr todos os dias aumenta o risco de lesão, além de não promover benefícios a partir de um plato de rendimento (assim como só caminhar todos os dias, por 365 dias do ano)”, disse Tiago.

Orientações

Para seus alunos, Tiago Thomaz dá as seguintes recomendações: “Dar ênfase em corrida (ou outra atividade aeróbia) de 2 a 3x por semana. Nos demais dias da semana, enfatizar treinamentos voltados para a capacidade física de força, flexibilidade e coordenação, buscando o desenvolvimento e equilíbrio muscular. Em alguns momentos da periodização, utilizamos a corrida combinada com exercícios funcionais (força), com o intuito de aumentar o gasto energético. O que pode ser interpretado que o aluno esteja treinando corrida mais do que 3x por semana. No entanto, quero deixar claro que não é errado treinar corrida mais do que 3x por semana. Um profissional de Educação Física pode planejar o treinamento de forma que a carga de treinamento (intensidade, volume e densidade) seja distribuída, controlada e reavaliada a cada período. Porque, em alguns casos como na maratona, existem momentos da fase de treinamento que planilho quatro sessões de treino com foco em corrida. O que não quer dizer, também, que para participar de uma maratona a pessoa tenha de correr 4x/semana ou mais”.

 

 

 

 

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