Corrida de aventuras vai movimentar Vale do Empoçado, em Afonso Cláudio

Trilhas em pedra de mais de mil metros de altitude, vistas panorâmicas, paisagens e natureza exuberante serão cenários da Paradisiac Trail Run 2019, uma corrida de aventuras com trajeto desafiador que vai agitar o Vale do Empoçado, em Afonso Cláudio, no dia 21 de julho.

São esperados 400 atletas, sendo alguns renomados no País, como Carlos Gusmão, o único brasileiro que completou quatro vezes a Ultramaratona Spartathlon da Grécia, e Diana Belloni, atleta da seleção brasileira que recentemente participou do mundial de trail run em Portugal.

As inscrições já estão abertas e vão até 8 de julho, no site www.suainscricao.com.

Percursos

Tendo como local de partida e chegada o Sítio Recanto do Lago, da Família Bragatto, a programação terá três corridas trail – de percursos de 24, 16 e 7 quilômetros -, e uma caminhada orientada, todas com largada marcada para as 8 horas.

Além de ser uma das mais belas paisagens da região das montanhas capixabas, o Vale do Empoçado foi escolhido para sediar a prova devido à sua cordilheira de pedras com trilhas desafiadoras, altimetria elevada e alto nível técnico.

O principal trecho da corrida de 24 km será na Pedra da Lajinha, que tem 1.300 metros de altitude, acentuada declividade e obstáculos naturais que exigem preparo físico, controle emocional e superação dos participantes.

Essa prova deve durar sete horas, numa aventura de subidas e descidas pela cordilheira com elevado grau de dificuldade para os atletas. Já as outras duas provas, além de percurso menor, têm graus menores de desafios e menos tempo de duração. Porém, todas percorrerão trechos entremeados por trilhas, pedras, pastos, estrada de chão, subidas e descidas e cachoeira.

A Paradisiac Trail Run é promovida pela WVM Organização e Eventos, com apoio dos moradores do Vale do Empoçado. O objetivo é fortalecer o turismo de aventuras no local, incentivar a prática da atividade física e hábitos saudáveis, enriquecer o calendário esportivo da cidade e proporcionar a integração entre atletas, moradores, academias de ginástica, associações, entre outros.

Afonso Cláudio

O município de Afonso Cláudio é considerado a capital estadual da biodiversidade devido à sua grande variedade de espécie de animais silvestres, flora nativa, altitudes, microclimas, entre outras características. Os moradores do Vale do Empoçado querem aproveitar esse potencial para despertar o ecoturismo na região, com a prática de esportes de aventura, contemplação da natureza, observação de pássaros, entre outras atividades.

One Reply to “Corrida de aventuras vai movimentar Vale do Empoçado, em Afonso Cláudio”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *