Dez Milhas Garoto: especialista dá dicas de treinos para semana que antecede a prova

Passagem pela Terceira Ponte é um dos momentos mais aguardados pelos corredores
Leandro Corrêa avisa que descanso também é treino

Cresce a expectativa para a Dez Milhas Garoto 2019, que acontece no próximo dia 29. Faltando tão pouco tempo para a prova, muitos corredores estreantes têm algumas dúvidas: qual volume de treinos na semana que antecede a corrida, o que fazer, qual distância correr às vésperas do evento, é bom treinar ladeira…?

O professor de Educação Física e especialista em corrida Leandro Corrêa responde a algumas questões. Para os novatos, ele dá estas dicas:

“Para os novatos que ainda não fizeram longo de até 12km, seria interessante chegar até os 12km até este sábado (21) e fazer um percurso com algumas ladeiras, tomando muito cuidado com o trajeto escolhido, para não correr riscos de lesões inesperadas”.

Leandro ainda lembra que é importante que os estreantes procurem orientações com algum professor/treinador habilitado para melhor qualidade nos treinos.

Para aqueles atletas já acostumados a fazer mais de 12km, mas que nunca fizeram a Dez Milhas Garoto, ele aconselha:

“Quem já corre mais de 12km, mas nunca fez a prova, ideal é manter um treino com volume mais longo de até 14km e deixar para fazer os 16km no dia da prova. Dica também é tentar fazer o percurso com ladeiras. Lembrando que declive é o que tem mais risco de lesão. Por isso, é importante tomar cuidado”.

Para a semana da prova, Leandro dá as seguintes recomendações:

“Na semana da prova, oriento manter treinos leves. Procuro prescrever para os alunos um volume de até 7km por treino até 3 dias antes da prova. Ex: 7km + 7km em Z3 (confortável) e descanso até o dia da prova. Importante lembrar que descanso também é treino”.

Prova

A largada do evento será na avenida Dante Michelini, na praia de Camburi (Vitória), e a chegada será na Chocolates Garoto (Vila Velha), com distância de 16km.

Largadas

– CATEGORIA CADEIRANTE: 7h10
– CATEGORIA ELITE A/B FEMININO: 7h15
– CATEGORIAS ELITE MASCULINO, CADEIRANTE COM GUIA, ATLETA COM DEFICIÊNCIA, PELOTÃO PREMIUM, ATLETA CAPIXABA, COLABORADORES E PELOTÃO GERAL: 7h30

Entrega dos kits

A entrega dos kits de atleta será realizada nos dias 27 de setembro, das 9 às 19 horas, e 28 de setembro, das 8 às 16 horas, na Fábrica da Chocolate Garoto, Praça Meyerfreund, 1, Glória, em Vila Velha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *