Dez Milhas Garoto: especialista detalha percurso e monta roteiro para prova tranquila

Subida da Terceira Ponte
Nei Robson dá dicas para corredores completarem prova com tranquilidade

A 30ª Dez Milhas Garoto está chegando! No próximo domingo (29), milhares de corredores vão encarar os “tão esperados” 16km entre Vitória e Vila Velha. O percurso é uma atração à parte, contando com subidas, descidas e terreno plano.

Para ajudar os atletas a mandar bem na prova mais tradicional do Estado, o profissional de Educação Física e coach de corridas Nei Robson montou para o blog Corrida de Rua um roteiro – dividido em blocos do percurso – para que todos façam uma corrida tranquila, apontando os pontos fáceis e difíceis do evento.

Começando a corrida: KM 1 ao KM 5 (trajeto Vitória)

“Inicialmente, antes de qualquer corrida, sempre praticamos um aquecimento para dar início à prova. Um aquecimento breve, em torno de 5 a 10 minutos, até o início da largada.
Com a grande quantidade de atletas, até realmente engrenar no ritmo do corredor demora poucos minutos, mas, a partir daí, o atleta pode trabalhar no seu ritmo de prova. A indicação é sempre começar com cautela!
A prova tem 16km, não precisa colocar toda a sua velocidade logo no início. Até os 5km, a prova acontece em Vitória, com a largada em Camburi.

Largada na praia de Camburi, em Vitória

Próximo à subida da Terceira Ponte, já tem ali o primeiro ponto de hidratação. Não caia no erro de beber muita água, beba pouca água e se refresque, usando um pouco da água para molhar a nuca. Ao se hidratar, se for possível, diminua um pouco o ritmo de corrida, mas não pare. O seu corpo precisa estar em movimento para que suas funções continuem ativas durante toda a prova.

A temida ponte (ou não tão assim!): KM 5 ao KM 8

Temos 1,5km de subida até o vão central da Terceira Ponte. A inclinação dela vai elevando aos poucos. Em um treino de esteira, por exemplo, a inclinação começa nos 5% até os 7%. Concentre em uma corrida leva e mantenha uma postura para subir. Tente elevar o joelhos na hora da subida para economizar energia para o restante da prova.

Subida da Terceira Ponte

A descida está logo ali, cuidado, não é hora de relaxar, ou soltar as pernas. A descida conta também com 1,5km. Mantenha o corpo firme, o abdômen mais contraído e pode usar como estratégia a frenagem com o calcanhar para evitar o impacto sobre as articulações.
Ao final da ponte, teremos mais um ponto de hidratação e início da alça.

Alça da Terceira Ponte: mais uma subidinha

Segunda metade da prova: KM 9 ao KM 12 (trajeto Vila Velha)

A segunda metade da prova está à nossa frente. Após a alça da ponte, começamos a passagem pela avenida Hugo Musso, onde encontramos sombra para fugir do sol (se o dia estiver ensolarado, claro). Quando chegamos à praia, o ponto positivo é a brisa que refresca e dá mais ar para nós, atletas.

Orla de Vila Velha: avenida Antônio Gil Veloso

O ponto negativo é o sol, que, se estiver em uma temperatura alta, tira um pouco de conforto. acredito que o sol não vai ser o problema desta 30ª edição, já que a largada será mais cedo (7h30).

Reta final: KM 13 a KM 16

Passando pela orla da Praia da Costa, começamos o caminho em direção à Fábrica de Chocolates Garoto. Esse trajeto é tranquilo! Para os treinados, é a hora de imprimir um ritmo mais forte. Do Centro de Vila Velha até a chegada, são 3 km e logo o atleta passa pela linha de chegada e pode ganhar a sua suada medalha e fazer aquela selfie mostrando que completou os 16km”.

Chegada na Garoto: festa e satisfação

Obrigado pelas dicas, professor Nei Robson. Boa sorte e boa prova para todos!

Prova

A largada do evento será na avenida Dante Michelini, na praia de Camburi (Vitória), e a chegada será na Chocolates Garoto (Vila Velha), com distância de 16km.

Largadas

– CATEGORIA CADEIRANTE: 7h10
– CATEGORIA ELITE A/B FEMININO: 7h15
– CATEGORIAS ELITE MASCULINO, CADEIRANTE COM GUIA, ATLETA COM DEFICIÊNCIA, PELOTÃO PREMIUM, ATLETA CAPIXABA, COLABORADORES E PELOTÃO GERAL: 7h30

Entrega dos kits

A entrega dos kits de atleta será realizada nos dias 27 de setembro, das 9 às 19 horas, e 28 de setembro, das 8 às 16 horas, na Fábrica da Chocolate Garoto, Praça Meyerfreund, 1, Glória, em Vila Velha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *