Dez Milhas Garoto: treinar ou não às vésperas da prova?

Orla de Vila Velha: avenida Antônio Gil Veloso

Contagem regressiva para encarar os 16,3km da 30ª Dez Milhas Garoto, neste domingo (29). Para alguns corredores, ressurge aquela velha dúvida: descanso ou faço uma corridinha faltando menos de dois dias para a prova?

Tiago Thomaz orienta day off neste sábado para os atletas amadores

O professor de Educação Física e especialista em corrida de rua Tiago Thomaz, da Ative, isso vai depender da preparação de cada atleta na reta final e, principalmente, na última semana.

“Basicamente, prescrevo o day off apenas no dia pré-prova. Porém, há casos em que prescrevo folga de 2 dias pré-prova e, normalmente, esse dia a mais de “folga” não é 100% off. Orientamos um trabalho regenerativo ou até mesmo uma dia ao fisioterapeuta. Enfim, tudo dependerá do contexto de cada aluno/atleta. O profissional de Educação Física tem de considerar a preparação física e mental que foi feita para cada aluno e direcionar a reta final de forma individual, assim como foi feito todo o planejamento individual”, destacou Tiago.

Segundo ele, os trabalhos mais fortes de treinamento são feitos até a quarta ou, no mais tardar, a quinta-feira da semana da prova. “Em alguns casos, oriento os alunos a fazer uma corridinha leve de até 30 minutos na sexta”.

Largadas

O cronograma de domingo prevê as largadas mais cedo, a partir das 7h10, com a categoria Cadeirante. Em seguida, às 7h15, será a vez da Elite Feminino, enquanto Elite Masculino e demais categorias largarão às 7h30, na praia de Camburi (na altura do Banco do Brasil).

Kits

A programação oficial da 30ª Dez Milhas Garoto começa nesta sexta-feira (27). É o primeiro dia de entrega de kits dos corredores, que também poderão retirar amanhã (28), véspera da prova. Para a 18ª Corrida Garota, que será no sábado, a retirada de kits será somente nesta sexta-feira.

A entrega de kits acontece na Fábrica de Chocolates Garoto, localizada na praça Meyerfreund, 1, no bairro Glória, em Vila Velha. Nesta sexta, o horário será das 9h às 19h, enquanto no sábado será das 8h às 16h. Não haverá entrega de kits no dia da prova.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *