Histórico! Queniano supera limite humano e faz maratona em menos de 2 horas

ineos159challenge
Ineos159Challenge

Um marco na corrida de rua. O queniano Eliud Kipchoge tornou-se neste sábado (12) o primeiro homem a completar uma maratona em menos de duas horas. Ele cravou 1h59min40s no INEOS 1:59 Challenge, evento preparado especialmente para a tentativa em Viena, na Áustria.

“Quero inspirar muitas pessoas e mostrar que nenhum ser humano é limitado. Espero que, depois de hoje, mais pessoas consigam completar uma maratona em menos de duas horas”, disse Kipchoge, de 34 anos, após conquistar a marca histórica.

Kipchoge, que é campeão olímpico nas Olimpíadas do Rio 2016, foi apoiado por 36 outros corredores que o acompanharam em grupos alternados.

O recorde, no entanto, não será validado pela Federação Internacional de Atletismo, já que a corrida foi organizada unicamente para o queniano bater e marca e não era aberta a outros competidores.

Oficialmente, o recorde mundial segue sendo o tempo de 2h01m39s registrado pelo próprio Kipchoge em 2018, em Berlim. O atleta já havia tentado correr uma maratona em menos de duas horas em 2017, no autódromo italiano de Monza, mas acabou com um tempo de 2h00m25s.

“Podemos fazer deste mundo um mundo bonito e pacífico”, disse ele, ressaltando que a missão de sua tentativa foi além do atletismo: “Quero tornar esse esporte limpo e interessante”, comentou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *