Como trabalhar a mente para fazer uma maratona?

Está em seus planos fazer uma maratona em 2020? Qual corredor mais experiente não sonha em concluir os desejados 42.194m?

Se essa é sua meta para o próximo ano, é bom se preparar fisicamente e também psicologicamente. O blog Corrida de Rua traz hoje dicas do perfil Corrida Perfeita, que tem mais de 259 mil seguidores no Instagram.

Para se tornar um maratonista, é necessário ter em mente que a preparação exige bastante do atleta. São treinos exaustivos e longos.

Com foco e força de vontade, é possível que todos realizem o sonho de serem maratonistas e sentirem na pele uma emoção que só entende quem completa os “temidos” 42.195m.

Veja as dicas do Corrida Perfeita: 

Andrei dá dicas para concluir uma maratona de forma mais tranquila

“O principal é não pensar no 42º km logo no 1ºkm. É pensar em quatro provas de 10km. Se você quiser o pace 5:00 nos 42km, é pensar que a cada 50 minutos eu tenho que fazer 10km. Assim fica mais fácil. Quando você chegar no km 30, vai ver que só faltam 12, uma distância de percurso que você está acostumado a fazer.

Vai fazendo uma ligação para ficar mais paupável para o seu cérebro. Não é tão longo assim. Tipo assim: eu já fiz isso antes. Você vai se enganando e dando coisas paupáveis para a mente.

Se você ficar pensando que o sofrimento não tem fim, fica muito maior para o seu cérebro esse problema e ele quer parar logo com isso e fica se poupando para não deixar. Agora, se ele já sabe que é logo ali que você vai chegar ele já libera aquela energia final. É aquele chute final que permite você dar um gás no último km, pois pensa que ali está acabando o sofrimento. Você consegue! Então a dica é ir fatiando a prova.

Nos treinos, uma dica é treinar por tempo. Seja para ir correr 1 ou 2 horas, coloque aquele som que você gosta e vai curtir o passeio. Movimento, tal, onde estou… Só vai trabalhando com a frequência cardíaca mais baixa que traz um sofrimento mais baixo para o seu organismo”.

Fonte: Andrei Achcar, profissional de Educação Física, corredor, triatleta amador e treinador especializado em biomecânica de corrida e criador da Metodologia Corrida Perfeita.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *