Ultramaratonista Carlos Gusmão dá dicas para as 12 Horas do Exército

Prova vai acontecer entre os dias 14 e 15 de dezembro

Como saber se você está preparado para encarar a Ultramaratona 12 Horas Night Run? A prova acontece entre os dias 14 e 15 de dezembro, no 38º Batalhão de Infantaria, na Prainha, em Vila Velha.

Gusmão já participou da Spartathlon quatro vezes

Correr contra o relógio dando voltas em um percurso de 1,4km é desafiador. Se está nos seus planos fazer a categoria “solo”, é bom ouvir as dicas do ultramaratonista capixaba Carlos Gusmão, que já disputou quatro vezes consecutivas a Spartathlon, uma ultramaratona com percurso de 246km entre as cidades de Atenas e Esparta, na Grécia, nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2016.

Ele também já fez duas vezes a Brazil 135 Ultramarathon, com distância de 235km e considerada a mais difícil do País, em 2012 e 2013.

Veja as orientações do especialista em entrevista para o blog Corrida de Rua:

Blog – Como o corredor pode saber se está preparado para encarar esse desafio solo?
Gusmão: “Para um desafio como as 12 Horas do Exército, primeiramente o corredor tem que saber por que ele quer correr 12 horas. Tem gente que encara como brincadeira: ‘Vou lá ver o que vai dar,  se cansar eu paro e descanso e depois vou mais um pouco até fechar as 12 horas’. Para esse tipo de corredor, ele já está preparado, não faz diferença se ele cansar e esperar passar as 12 horas e está tudo bem.

Se o motivo é se tornar um ultramaratonista, se o atleta já tem o costume de fazer caminhadas e algumas corridas e já fez, por exemplo, uma meia maratona, também ele já está preparado, pois, se você dividir 43 por 12h, é só uma pessoa caminhar 3,6km por hora que, no final das 12h ele já poderá ser considerado um ultramaratonista.

Agora, se você é do corredor que não tem medo, que não se conforma em caminhar, que vai correr até não ter mais força, que vai no limite da sua capacidade, que gosta de ir até onde seu corpo não aguenta mais, que pode entortar, mas não desiste, que vai lutar por kms até o final das 12h, para esse tipo de corredor ele nunca saberá se estará preparado para encarar as 12h, porque ele não tem como saber o que vai acontecer nessas 12h. Pode ser que dê certo e ele consiga muitos kms e ele sair satisfeito, ou não, e ele ter que se conformar com os kms conquistados, mas, no final, em ambos os casos, terá aprendido sobre si mesmo”.

Qual sua orientação para quem deseja encarar uma ultra como esta pela primeira vez?
“Minha orientação para quem vai fazer a primeira é não se cobrar. Fazer 12h é um tempo muito longo. Começar a prova bem tranquilo, deixar seu corpo ir encontrando o seu ritmo e controlar sua alimentação e hidratação, que são fundamentais para o sucesso nesse tipo de prova”.

Há um tempo ou uma rodagem mínimos em corrida que o atleta precisa ter para participar das 12 Horas do Exército?
“Não tem tempo mínimo nem rodagem mínima para participar. Isso depende muito do objetivo de cada atleta e do seu histórico na corredor. Não sou muito a favor de atletas com pouca experiência em corrida participar desse tipo de prova, que é muito desgastante, mas vejo cada vez mais atletas inexperientes participando. O que acontece nesses casos é a pessoa passar a maior parte do tempo parada ou caminhando. Ela pode até se tornar um ultramaratonista, mas o risco de se machucar é grande”.

Considera arriscado iniciar uma preparação faltando menos de dois meses para a prova?
“Isso depende do objetivo do atleta, se ele busca um objetivo de uma marca que ultrapasse os 100km para quem já é acostumado a fazer ultra ou chegar a 84km para quem já correu uma maratona, eu acho pouco tempo de treino, mas se o objetivo é só se divertir e, no final, dizer que é ultramaratonista, você pode começar a treinar que ainda dá tempo”.

Inscrições

As inscrições são feitas no site inscricoes.focoradical.com.br . Além da categoria solo, há opções de disputar a prova em trio ou quinteto. A prova tem largada às 19 horas do dia 14 de dezembro (sábado) e vai até as 7 horas do dia 15 (domingo).

A organização é da Multiesportiva Assessoria.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *