Capixaba e etíope vencem a 15ª Corrida Faesa

Foto: Bruno Lopes
Prova contou com a participação de quase 1,1 mil corredores (Foto: Bruno Lopes)
Valério foi o campeão geral da prova (Foto: Bruno Lopes)

Com o tempo de 30’03”, o  capixaba Valério de Souza, de 30 anos, do município de Divino de São Lourenço, venceu a 15ª edição da Corrida Faesa, que aconteceu neste domingo (28).

O dia amanheceu com o tempo limpo e sol intenso. Valério, que corre há 11 anos,  achou o percurso bom, mas sentiu muito calor. Ainda assim, destacou-se entre corredores de fora, como do Quênia e Etiópia.

Já entre as mulheres, a vencedora foi a etíope Ayelu Lema, que corre com a equipe Luasa. Ayelu concluiu a corrida com o tempo de 36’18” e foi a única atleta internacional a ocupar o pódio da Corrida Faesa deste ano.

A prova teve percurso de 10km. A largada aconteceu na Avenida Beira-Mar, em frente à Praça Pio XII, no Centro de Vitória, às 7 horas. De lá, os atletas seguiram pelas avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes, Américo Buaiz, Saturnino de Brito e Dante Michelini. A chegada foi no quarto bolsão de estacionamento da Praia de Camburi.

Largada aconteceu no Centro de Vitória (Foto: Bruno Lopes)

Quase 1,1 mil competidores concluíram a prova. A gerente de Comunicação e Marketing da Faesa, Carolina Bento, comemorou a realização desta edição da Corrida Faesa, que marca 15 anos de promoção do esporte no cenário capixaba. “Temos mais corredores este ano e é muito importante para a Faesa ter um evento como este, que envolve a população em geral, alunos e a equipe Faesa, num movimento de incentivo à prática do esporte e hábitos saudáveis”.

Categoria FAESA

O atleta Fábio da Silva, que atua no apoio de pátio aos alunos do Campus Cariacica, foi o grande vencedor na categoria Faesa Masculino. “A corrida para mim é tudo. É saúde e também uma coisa muito importante pra alma da gente”, completa Fábio.

Na categoria Faesa Feminino, venceu a atleta Brenda Dutra, aluna do 5º período do curso de Odontologia. Na edição anterior,  Brenda conquistou o segundo lugar na mesma categoria e este ano subiu ao pódio em primeiro lugar.  “Eu estou muito feliz. A corrida é sensacional. Para mim, correr é uma válvula de escape, me sinto muito bem. Independente do meu humor, eu sei que se eu correr, no final, eu estarei me sentindo bem”, completa Brenda.

Movimento Outubro Rosa

Desde 2012, a Corrida Faesa aderiu ao movimento Outubro Rosa, promovido pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), um ato popular comemorado em todo o mundo e que tem como foco principal a prevenção e detecção do câncer de mama.

Este ano, a Afecc e o curso de Enfermagem da Faesa atuaram em parceria e levaram a conscientização da prevenção para a Praia de Camburi, no ponto de chegada dos corredores. Participantes da corrida e frequentadores da praia tiveram orientações e puderam tirar dúvidas com profissionais da Afecc e alunos da Enfermagem.

O objetivo foi sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores, com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, a maioria dos cânceres tem cura.

“Ao longo desses anos todos essa tem sido uma parceria de sucesso, que promove a saúde entre corredores e a comunidade. Temos 1,2 mil pessoas participando diretamente desta corrida, além de suas famílias que se envolvem, e de alguma forma correm junto e são impactadas por essa sensibilização”, comenta o professor Alexandre Nunes Theodoro, reitor da Faesa.

Categoria ACD 

Na categoria ACD, para atletas com deficiência, venceu Jefferson Vasconcelos, com o 1º lugar. “Sou atleta desde 2014 e sou maratonista. É a primeira vez que participo da Corrida FAESA e gostei, tem uma estrutura muito boa e um percurso excelente“, comenta o vencedor.

Premiação

A 15ª Corrida Faesa contou com as categorias OPEN (para maiores de 18 anos agrupados por faixas etárias); FAESA (reservada para professores, administrativos e alunos da FAESA, Pós-FAESA, CET-FAESA e Colégio FAESA), nas modalidades masculino e feminino; e ACD Feminino e Masculino, para atletas com deficiência. A premiação foi feita aos cinco primeiros colocados de cada categoria.

As fotos da Corrida serão postadas na terça-feira (29), no flickr da FAESA.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *