Rotina e preparação de corredora que vai estrear nas 12 Horas do Exército

Quer saber como é a preparação física e mental de um atleta para a Ultramaratona 12 Horas Night Run, no Batalhão de Infantaria, na Prainha, em Vila Velha? A prova acontecerá entre os dias 14 e 15 de dezembro. Já se imaginou correndo contra o relógio dando voltas em um percurso de 1,4km?

Muitos já encararam o desafio e outros vão estrear este ano nessa “loucura”. É o caso da administradora Leilane Mereles Cerri Speroto, de 34 anos. No mesmo ano em que completou a primeira maratona, a do Rio de Janeiro, em junho, ela quer realizar o sonho de se tornar ultramaratonista.

Veja como ela se prepara para encarar as “temidas” 12 Horas do Exército:

“A ideia de encarar as 12 Horas do Exército surgiu num bate-papo com os amigos de equipe. Após a primeira maratona, em junho deste ano, e completando três anos nesse esporte que amo, a minha meta era fazer uma ultramaratona, de preferência ultra trail (ainda farei), mas não estava nos planos encarar esse desafio em uma prova de 12 horas, à noite, em um circuito de 1.400 metros, sendo no mesmo ano da 1ª maratona (risos).

Sou muito diurna, essa é uma das minhas preocupações: privação do sono. Aliás, minha família e eu gostamos de programações nesse período, o que facilita o descanso e a recuperação para executar os treinos. A rodagem está alta. Temos feito duas vezes na semana treinos pela manhã e à noite para alcançarmos o volume.

Conto mais uma vez com a minha amiga e parceira de treinos Silvia Bettio e, agora, a Kelly. Temos algumas coisas na rotina diária em comum, com isso conseguimos marcar treinos bem cedo. Sabemos que tudo é muito individual: ritmo, alimentação, recuperação, o psicológico… Porém, ter alguém com o mesmo objetivo, que se compromete, respeita a individualidade e se dedica igualmente, faz muita diferença. Nos ajudamos direta e indiretamente.

A preparação não é fácil, requer disciplina, foco, força de vontade, abdicação, persistência e, acima de tudo, FÉ. Cada treino concluído é uma conquista. Fico impressionada como o ser humano é forte fisicamente e psicologicamente, por vezes, só descobre quando precisa ser.

Outrora, olhava alguns corredores fazendo treinos e provas que considero longas e pensava ser intransponível. Hoje não. “ O poder de acreditar” faz total diferença. Claro, tudo dentro de muito equilíbrio, consciência, subindo um degrau por vez, buscando e contando com ajuda de profissionais. Neste caso, conto com o professor da Ative Tiago Tomaz e o nutricionista Jefferson Gonçalves, que, por sinal, são excelentes no que fazem.

Agora é continuar focada nos treinos e, se Deus quiser, buscar a ultramaratona.
Agradeço imensamente a Deus pela saúde e pela disposição e por me levar além de onde pensava ser o limite. Agradeço ainda por me fazer sentir algo inexplicável, por conhecer histórias lindas de superação e me superar a cada dia. Que Ele me dê saúde para viver isso na minha velhice.

Agradeço ao meu esposo, Gustavo, por todo apoio e por sempre acreditar em mim, meu filho João Filipe, por se orgulhar da mamãe corredora, e aos meus grandes amigos “nutellas” e de equipe por todo carinho, torcida e orações.

Às mulheres que desejam encarar o desafio de se tornarem ultramaratonistas, continuem persistindo a caminho do seu objetivo. Antes de qualquer pessoa, acredite em você, na sua capacidade de transpor barreiras. Se for para olhar para alguém, que seja para se inspirar e não comparar, temos nosso próprio tempo e somos individuais em tudo. Recomece quantas vezes for necessário, nem todo dia será bom, afinal lidamos com várias situações, ouvi seu corpo, seja generosa com você. Avante!

Prova vai acontecer entre os dias 14 e 15 de dezembro

Se assim como Leilane, você também vai encarar esse grande desafio, o blog Corrida de Rua deseja boa sorte!!!

Inscrições

As inscrições são feitas no site inscricoes.focoradical.com.br . Além da categoria solo, há opções de disputar a prova em trio ou quinteto. A prova tem largada às 19 horas do dia 14 de dezembro (sábado) e vai até as 7 horas do dia 15 (domingo). A organização é da Multiesportiva Assessoria.

Leia mais:
Ultramaratonista Carlos Gusmão dá dicas para as 12 Horas do Exército

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *