Dicas para um bom treino na esteira

Mesmo que não tenha tempo de sair para correr no asfalto, é possível ganhar gás com treinos curtos na esteira. Dessa forma, você pode se preparar para cruzar bem a linha de chegada de uma corrida de 5 km, por exemplo.

Encontrar o seu ritmo ideal é mais fácil no aparelho, pois há maior controle sobre a velocidade do treino.

Ao contrário dos treinos no asfalto, em que você deve ficar atento ao ritmo e a variação tende a ser maior, treinar na esteira basta programar o ritmo desejado e aumentar ou diminuir quando desejar.

Outra facilidade de treinar na esteira é relativa ao impacto nos membros inferiores, que é muito menor no aparelho do que no asfalto, facilitando as passadas para quem está com sobrepeso.

Ou seja, como não há variação de cenário como na rua, treinar na esteira pode ficar um pouco monótono.

Nesse caso, vale adicionar variáveis ao seu treino, como uma boa música ou até um programa interessante na TV, caso haja essa possibilidade. Apenas tome cuidado para não se distrair e não render.

Algumas dicas

  • O mais importante no começo é estar seguro e confortável na utilização do equipamento. Encare essa preparação inicial como fundamental para estabilidade, variação e percepção de ritmo.
  • A esteira é uma ótima opção para refinar o movimento da corrida, além de servir como transição para a corrida em terreno firme.
  • Distrair-se ao treinar na esteira e não ficar olhando a todo o momento para o cronômetro são algumas das dicas para evitar o tédio. Aproveite a oportunidade para pensar no movimento da corrida e corrigir a sua postura.
  • Treinar na esteira serve de modelo para repetir em terreno firme. Ao alcançar um ritmo ideal no equipamento, é recomendado treinar uma vez no solo para também encontrar sua estabilidade. Por conta dos obstáculos da corrida na rua, a tendência é que sua velocidade seja um pouco menor que a atingida na esteira. Para isso, é permitido colocar 0,5° ou 1° de inclinação nos treinos no aparelho.
  • Não ficar segurando no apoio da esteira e prestar atenção na respiração mesmo nos momentos em que você conseguir se distrair são fundamentais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *