Dicas para encarar as temidas ladeiras

A ladeira é uma “vilã” para alguns corredores. No entanto, há formas de fazer com que ela não vire um obstáculo em seus treinos e corridas. Afinal, ninguém quer uma “pedra no tênis” ao fazer o que mais gosta: correr.

Quem dá as dicas é o perfil @agoracorre .

“Pequenas ou grandes, as ladeiras são grandes desafios. Você quer bombar essa máquina e deixar seu corpo mais resistente para encarar um percurso com as subidas?

Em toda corrida existem adversidades, por isso os treinamentos em subidas são uma excelente alternativa para o desenvolvimento da base muscular dos membros inferiores. São eles que deixarão o seu corpo mais forte e ainda irá melhorar seu rendimento, já que elevam a frequência respiratória e tornam seu sistema cardiovascular mais resistente.

Os treinos de subidas devem ser adicionados progressivamente em sua rotina para que todo o seu corpo se acostume, aos poucos, com a ideia de enfrentar as ladeiras. As primeiras semanas devem ocorrer apenas com rodagem e sem muita velocidade.

Como a subida exige grande esforço e sobrecarrega a musculatura, no início, nunca realize mais de um treino semanal no terreno. Após algum tempo, adicione um segundo exercício do tipo na semana.

Na hora de correr, incline levemente o corpo para a frente, para facilitar a movimentação. Dê passadas curtas e mantenha a coluna sempre ereta, para não a sobrecarregar. Mantenha o pescoço ereto olhando sempre para a frente, assim evita possíveis desconfortos. 

Intensifique o fortalecimento dos membros inferiores por meio da musculação e, depois, aplique o treino de Fartlek ou intervalado nos aclives. Com algumas semanas vai estar preparado para aquela prova dura!”

E aí, preparado para subir?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *