Por que as unhas ficam pretas?

Os corredores de plantão muito provavelmente já viram as unhas dos pés ficarem pretas. Como driblar esse problema? Quem traz as dicas é o perfil @agoracorre .

“Para você, corredor regular, uma unha negra não é uma questão de se, mas quando! Existem algumas causas do distintivo negro: um tênis muito apertado, uma unha que entra em contato com o teto do tênis com muita frequência ou um corredor que usa os dedos dos pés para segurar demais!

No entanto, acontece que o resultado é sempre o mesmo. Os vasos sanguíneos sob a unha se abrem, e o sangue derramado (que parece preto sob a unha opaca) na área entre o leito do pé e a unha do pé. Essa área não é compatível com a coleta de sangue: é rígida e restritiva, isso gera muita pressão rapidamente, por esse motivo fica preto.

As unhas são muito sensíveis e não suportam muito tempo este tipo de pressão, o que vai acabar ficando preta ou até mesmo morrendo.

A primeira coisa que você quer fazer é pegar um novo par de tênis mais adequado para correr, do tamanho correto. Uma maneira legal de saber como seu pé deve ficar durante sua corrida: corra um pouco descalço, seu pé dentro do tênis deve ficar da mesma maneira, espalmado de forma natural.

Se a pressão está incomodando e você pode lidar com mais dor, eu já vi alguns corredores pegarem um “clip” aquecido ao fogo e furar a sua própria unha, para tirar o sangue preso e diminuir a dor. Essa é uma proposta que pode ser dolorosa, além de pouco higiênica.

Sugiro o toque mais gentil de um médico ou podólogo para fazer a punção, pois eles detêm do conhecimento específico para fazer um procedimento. Enfim, de qualquer maneira, a pele abaixo dela se curará, a unha morrerá e cairá.
Não se preocupe, vai crescer de novo algum dia!”

Quer saber mais sobre o assunto, então assista ao vídeo do canal Corrida Perfeita no Youtube:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *