Copa Brasil de Cross Country abre calendário da CBAt de 2020 em Serra

A Copa Brasil Caixa de Cross Country, que será disputada neste sábado (18), na cidade de Serra, abre o calendário de provas de 2020 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição reunirá mais de 280 atletas de 41 clubes, representando 13 Estados e o Distrito Federal.

As seis provas – três no masculino e três no feminino – serão realizadas em um circuito de 2 km montado no Condomínio Alphaville Jacuhy, que fica na Rodovia do Contorno, km 278 (BR 101). O feminino adulto em 10 km abre a programação, às 7h30.

“Montamos um circuito plano e rápido”, comentou o presidente da Federação Capixaba de Atletismo (FECAt), André Schieck.

Apesar de plano, o circuito tem áreas de dificuldade para os atletas, uma das características das provas de cross country. Para cumprir as exigências da modalidade, foram colocados alguns troncos de árvores e criado um riacho no caminho para dificultar a participação dos atletas, divididos nas categorias adulta, sub-20 e sub-18.

O campeonato será seletivo para o Pan-Americano de Cross Country, marcado para o dia 29 de fevereiro, em Victoria, no Canadá. Serão convocados os três melhores atletas no adulto e no Sub-20 no masculino e feminino.

Atrações

Gilberto Lopes tenta o sétimo título em Serra

O evento tem vários destaques inscritos. Os campeões de 2019, Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis) e Amanda Aparecida de Oliveira (UFJF), estão confirmados. Gilberto tenta a sua sétima vitória na competição. “Meu grande objetivo é entrar com o pé direito, começar bem a temporada conseguindo vaga para o Pan-Americano do Canadá”, comentou o mineiro, de 30 anos.

Pelos resultados recentes, os principais desafiadores da hegemonia de Gilberto são Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos), vice-campeão do ano passado no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. Johnatas é gari e, aos 30 anos, tem conseguido os melhores resultados da carreira. No ano passado, por exemplo, foi o destaque brasileiro no Mundial de Cross Country de Aarhus, na Dinamarca.

Outra atração é Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA), o brasileiro mais bem colocado (11º) na última Corrida de São Silvestre, em São Paulo.

No feminino, Graziele Zarri e Maria Aparecida Ferraz (ambas do Pinheiros) vão tentar impedir o bi de Amanda. Graziele foi a melhor brasileira na São Silvestre (11ª) e Maria Aparecida foi a vice-campeã da Copa Brasil de Cross Country de 2018, em Bragança Paulista (SP).

O Condomínio Alphaville Jacuhy fica a apenas 16 Km do Aeroporto e da orla de Vitória. A entrada para o público é franca, não havendo necessidade de apresentação de ingresso.

Programação
7:30 – 10 km Feminino Adulto
8:30 – 10 km Masculino Adulto
9:30 – Cerimônia de Abertura
9:50 – 6 km Feminino Sub-20
10:20 – 6 km Masculino Sub-18
10:55 – 8 km Masculino Sub-20
11:40 – 4 km Feminino Sub-18

A Copa Brasil Caixa de Cross Country é uma realização da CBAt e da Federação Capixaba de Atletismo (FECAt).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *