Corredora de 64 anos dá show de vitalidade no Circuito Capixaba de Montanhas

Um exemplo de vitalidade e longevidade. Aos 64 anos, Sônia Regina Loroza prova que para correr não há limite de idade. Ela foi a primeira colocada por faixa etária na prova de 21km da primeira etapa do Circuito Capixaba de Montanhas, em Santa Teresa, no último domingo (19).

Sônia comemora troféu no lugar mais alto do pódio em Santa Teresa

Apesar da dificuldade da prova, ela conta que cruzou a linha de chegada “inteira”. “Completei sem dores e já fui até para academia após a corrida. Estou me apaixonando pelas corridas de trilha. Foi a quinta que eu fiz. Foi ótimo, mesmo sendo uma prova desafiadora e com muitas subidas. Quero fazer todas as etapas do Circuito Capixaba de Montanhas para completar a mandala”, disse Sônia.

A corredora, que integra a equipe Corpo e Saúde (Cachoeiro de Itapemirim), também destaca que sua força de vontade deixa atletas mais novas de queixo caído. “Tem muita menina nova que diz que eu estou melhor que elas. Nesta prova de Santa Teresa, vários jovens não quiseram fazer a prova de 21km. Eu estava determinada e falei que só iria desistir se estivesse chovendo”.

Mesmo focada no trail run, Sônia tem outro sonho para este ano: fazer os 42km na Maratona do Rio de Janeiro, em junho. “Vou correr atrás desse sonho”.

Atleta coleciona troféus e medalhas ao longo da vida de corredora

Ela ainda declara que era uma pessoa depressiva e fechada antes de começar a correr. “A corrida foi uma bênção. Minha saúde melhorou e não sei mais viver sem corrida. Eu não estou disputando com ninguém. É uma disputa comigo mesma”.

Tudo começou há cerca de 15 anos, no projeto Ilha de Luz, da Prefeitura de Cachoeiro. Foi quando iniciou as atividades físicas e depois entrou na academia do então professor do projeto, Emerson.

Foi aí que despertou para as corridas, já que via muita gente correndo. Mas ela pondera que passou a levar a modalidade a sério apenas a partir de 2013, quando passou a fazer acompanhamento profissional. “Faço assessoria para melhorar minha performance nos treinos e também tenho orientação nutricional”.

Parabéns, dona Sônia. Você é motivo de inspiração para muitos de nós, corredores!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *