Pai e filho dão show de união e paixão por corrida no Circuito Capixaba de Montanhas

Uma das cenas mais emocionantes e que chamaram muita atenção na etapa de Santa Teresa do Circuito Capixaba de Montanhas (CCM), no último domingo (19), foi ver o profissional de Educação Física Tiago Thomaz fazendo o percurso de 5km com o filho Bernardo, de apenas 7 anos de idade.

“Nesta prova de Santa Teresa, teve um momento em que ele ficou com receio de andar no mato alto e das descidas, dei a mão a ele, disse que iríamos juntos e fomos morro acima, ultrapassando geral”, disse Tiago, que é responsável pela assessoria esportiva Ative.

Tiago e Bernardo (agachados) antes da largada do CCM Santa Teresa ao lado da equipe Ative

E esta não foi a primeira experiência de Bernardo em corrida. O pequeno estreou em provas com 6 anos (2018), fazendo a Corrida das Luzes, na qual pai e filho correram juntos. Em 2019, ele fez a Meia Maratona das Praias, em Guarapari, fazendo 10km com papai e mamãe, ainda com 6 anos.

Em 2019, encarou 7km no CCM Matilde, aos 7 anos, sendo acompanhado pela mãe. “Por coincidência, nos encontramos na reta final da prova – Tiago fazia a prova de 23km – e cruzamos a linha de chegada juntos. Nesta prova de Matilde, por exemplo, ele ficou com medo de alguns morros, aí minha esposa deixou transparecer para ele como se ela estivesse com medo e pediu a ajuda dele, e os dois foram de mãos dadas até o fim”, lembrou Tiago.

Além dessas provas, Bernardo já fez as duas últimas Garotadas, nas faixas etárias de 6 e 7 anos. De acordo com Tiago, a proposta é apenas proporcionar momentos de diversão e bem-estar para o filhão, não tendo a ideia de torná-lo corredor profissional futuramente.

Brincadeira

“Para corridas de rua para adultos, ele não faz a prova toda correndo ainda, pois eu não treino ele para ser corredor, é tudo uma brincadeira. Faço Bernardo encarar como saúde, bem-estar, então não tenho intuito em transformá-lo em atleta de corrida. Por ele, faria todas as provas. Em Santa Teresa foi uma diversão, no percurso brincava de super-herói, como The Flash. Quero fazer a corrida ser um esporte lúdico para ele e desejo que ele seja saudável e feliz. Em todas as provas ele fica entusiasmado e curte de montão”.

Incentivo

Segundo Tiago, Bernardo topa qualquer desafio ao seu lado. “Ele se amarra em atividade física em família porque fazemos tudo com muita ludicidade e união, literalmente um ajudando o outro. Ele é muito competitivo e minha esposa e eu tentamos fazer com que ele entenda que, no esporte e na vida, nem sempre se ganha. Então mostramos a ele o quanto é importante um incentivar e apoiar o outro”.

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *