Mãe e filha brilham no pódio do Circuito Capixaba de Montanhas

Uma paixão que passou de mãe para filha. A ultramaratonista Silvia Anderson Monteiro Bettio, de 50 anos, provou que o amor pelas corridas também corre na veia de Maria Eduarda Anderson Bettio, de 22. Elas se destacaram na primeira etapa do Circuito Capixaba de Montanhas, em Santa Teresa, no último domingo (19).

Silvia ficou em primeiro lugar na categoria de 50 a 59 anos e a filhona ficou em segundo na categoria de 20 a 29 anos. Além disso, já fizeram outros dois pódios juntas: em 2019, na Dez Milhas do Mármore e Granito, em Cachoeiro de Itapemirim, e na etapa de Matilde do CCM.

“Fico muito feliz quando ela consegue me acompanhar nas corridas e muito emocionada quando consegue subir no pódio, mas, principalmente, por ter ela do meu lado”, contou Silvia.

Ela lembra que a primeira prova que fizeram juntas foi a Corrida dos Bombeiros, em 2016, ano em que Maria Eduarda completou 18 anos. “Foi a primeira corrida oficial dela e primeiro pódio na sua categoria”, recorda a mãe, orgulhosa.

Silvia ressalta que é ela a “pioneira” dessa paixão pelas corridas de rua e trail run na família. “Minha primeira prova oficial foi a Dez Milhas Garoto de 2009, e meus filhos e sobrinhos foram assistir e me incentivar. Nos dois anos seguintes, meus filhos Maria Eduarda e Matheus participaram da Corrida Garotada e meu filho Angelo participou da Dez Milhas Garoto junto comigo. Maria Eduarda ficou um tempo sem correr, mas sempre me via chegando com as medalhas e ficava feliz com minhas conquistas, até que um dia me pediu para correr com ela e começou a participar das provas”.

Ao ser perguntada se pretende seguir os passos da mãe, que em 2019 fez pela primeira vez a Maratona do Rio e a Ultramaratona 12 Horas do Exército, Maria Eduarda é mais “humilde” nas metas: “Tenho vontade de fazer a maratona, mas não chegou a hora ainda. Este ano quero estrear nas provas de 21km”.

Já os filhos Matheus e Angelo não ficam atrás quando o assunto é esporte. “Meu filho Angelo faz alguns treinos de corrida e já fez uma prova em São Paulo e o Matheus gosta mais de musculação, mas todos praticam atividade física regularmente. Somos uma família que ama a prática de esportes”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *