Fé e corrida são remédios para contabilista superar câncer

A superação e a fé são os “suplementos” que fazem o contabilista Urquisa Braga Neto, de 46 anos, correr cada vez mais longe, ultrapassar obstáculos e ser um vencedor.

Dois anos após o diagnóstico com câncer no pulmão esquerdo, ele é um exemplo de força de vontade e prova de que a corrida também é um ótimo remédio. Curado da doença, ele já é meia maratonista e está se dedicando às provas de trilhas, participando do Circuito Capixaba de Montanhas.

“Correr é viver bem comigo mesmo, é onde me sinto forte, mesmo sabendo da minha limitação com dores e condição de saturação baixa (falta de ar). Conclua uma prova hoje para mim como uma vitória, como cada corrida. vida, existe apenas uma hipótese para mim, que é superar obstáculos, ou cancelar, interromper sempre para recuperar, como também organizar minha mente para além de concluir uma prova em que estou inscrito. Não é uma questão, mas sim uma superação total “, contou Urquisa.

Uma coisa é certa: a cada quilômetro, aumenta mais sua fé. Ele sempre foi o seu melhor, assim como quando detectou o diagnóstico da doença.

Câncer
“Lógico que, ao saber de um diagnóstico desse tipo, ou que vem na sua mente é uma morte e uma escolha pessoal: ‘quero lutar ou não’. Fora da opinião de pessoas que olham para você com pena, talvez essa seja a maior Mas aí entra a maior força que um ser humano pode ter: a FAMÍLIA. Um homem sem família não é nada nessa terra. Refiro-me, em especial, a minha esposa, Margareth Mazza, e Antonio Carlos dos Santos Braga, sem falar da minha mãe, pai, irmão e filhos, que entrou com toda a força para me ajudar, sempre dizendo que iria passar por mais uma luta normal da vida e seria vencedor.

Fui à cirurgia, e logo vem uma pergunta: “Você já fuma ou fuma? Você já bebeu bebidas alcoólicas?” Perguntas para tentar justificar ou diagnosticar NEOPLASIA MALIGNA, tendo em vista que nunca fumei ou bebi. Sou uma pessoa de fé evangélica e Jesus Cristo, para mim, o único e verdadeiro salvador como base e fundamento da minha fé “.

Medo
“Sendo eu firmado em Cristo Jesus, não estava com medo da morte, mas sim ou poderia acontecer após uma cirurgia. Logo acordei na UTI com 50% do meu pulmão esquerdo extirpado, dores no tórax, fraco e com força enorme do que” lado esquerdo e um corte grande abaixo da escápula do lado esquerdo. Aqui você recebe uma informação: “A CIRURGIA FOI UM SUCESSO E VOCÊ ESTÁ CURADO”. Tudo o que uma pessoa quer ouvir “.

Pós-cirurgia
“Agora sim livre da doença, mas não é assim que funciona. Tenho um ‘prazo’ de 5 anos para a doença não se manifestar e recuperar bem, já estamos falando do PULMÃO. Nessa época, estava forte, com 98 kg, e agora preciso fazer uma reeducação alimentar, correr para fazer ventilação pulmonar, forçar como meta que tenha que cumprir, segundo os médicos, para não ter a possibilidade de retornar uma doença.

Entrei em LUTA sem fim, meu Deus nunca foi abalado por um pedido de cura ou muito menos por uma boa recuperação. Basta para mim ser feliz e ter Deus acima de tudo e Jesus Cristo no coração, pois seu Espírito Consolador está sempre presente para alegrar.

Corrida

“Mas o corpo é limitado em comparação ao nosso espírito. Foi lá que descobri uma avaliação para ajudar a cuidar do meu corpo (Ative) e o professor Tiago Thomaz, um amigo que me propôs dar assistência para correr, pois correr e fazer uma ventilação pulmonar é o sucesso de uma boa recuperação, e acabei voltando a correr outra vez.

Mente

“Se houver alguma mensagem que possa deixar para alguém, não acreditar em seu potencial, pois nossa mente poderá superar todas as coisas. TUDO ESTÁ NA MENTE. Quero ressaltar que a mente forte só existe quando você possui fé, e, no meu caso em específico, tenho Deus e minha mente pertence a Ele. Assim, posso concluir que minha mente é forte porque viva com Deus.

Urquisa (2º da esquerda para a direita) recebe troféu de atleta especial no Circuito Capixaba de Montanhas (etapa Santa Teresa)

Corrida de trilha

“Estou me dedicando mais ao trail run, pois foi onde eu encontrei a possibilidade de renderizar meu pulmão um maior esforço. Mas, para superar a condição em que hoje vivo, tenho que conhecer meu corpo. E meu corpo se adapta muito bem ao Circuito Capixaba de Montanhas. Mesmo com muita falta de ar e pára e com a preocupação do meu amigo Orlando (organizador do evento), que está sempre me ajudando e sempre cuidando de mim. Sem falar no grupo ATIVE e na pessoa de Tiago, que me deu todo o suporte de conhecimento para pessoas com limitações ”.

Ele finaliza a entrevista no blog Corrida de rua deixando uma frase que deve ser um guia de todo o mundo: “Deus é fiel ou tempo todo”.

Parabéns, Urquisa. Sua vitória pessoal é mais valiosa que distâncias de provas e medalhas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *