Professor dá dicas para estreantes de corrida terem sucesso na Dez Milhas Garoto

Subida da Terceira Ponte

Qual corredor nunca sonhou fazer a Dez Milhas Garoto, que é a maior e mais tradicional prova do Espírito Santo? Nunca correu na vida e está disposto a encarar esse desafio este ano? Então agora é a hora ideal para iniciar os treinamentos.

A prova está marcada no calendário da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat) para acontecer no dia 27 de setembro. A data, no entando, ainda não foi oficialmente divulgada pela organização.

Quem traz as dicas para os estreantes é o professor de Educação Física e especialista em corrida Tiago Thomaz, responsável pela equipe Ative. Preste atenção em suas orientações e não perca tempo para sentir a “vibe” desses inesquecíveis 16km, desde a praia de Camburi, em Vitória, até a Fábrica Chocolates Garoto, em Vila Velha.

Tiago (ao lado da esposa e do filho) dá orientações para estreantes em corrida

Iniciantes

“Para o iniciante que nunca correu e tem o sonho de fazer a Dez Milhas Garoto, o grande problema é sempre achar que no mês seguinte dá para começar. Ideal é começar agora para ter tranquilidade, pois imprevistos acontecem e interrupções podem gerar prejuízo na evolução. Com 20 semanas de preparação, dá para fazer a prova tranquilamente”.

Tempo de preparação

“Costumo falar para meus alunos que 16 semanas é o tempo limite para estrear na Dez Milhas. Isso dá, em média, quatro meses de preparação. Também digo que, com 12 semanas de treino, vai depender da experiência de cada um com corrida. Aí precisa de uma avaliação profissional. Se tiver foco e continuidade, dá para completar, mas sem puxar com intensidade. O tempo de 8 semanas de preparo é só para quem já correu a Garoto ou tem algum condicionamento físico”.

Exames 

“A primeira coisa é procurar um médico e fazer exames. Depois, apresentá-los ao professor de Educação Física. Não indo a este profissional, deve-se usar o bom senso para começar aos poucos”.

Treinos

“Se a pessoa nunca correu e pretende fazer a Dez Milhas, falo o seguinte: ‘o primeiro treinamento será de 24 a 30 minutos, em que a pessoa vai tentar correr e, se não estiver conseguindo, inserir a caminhada para recuperar, ou alternar corrida e caminhada. Em dias alternados, a pessoa vai aumentando 10, 20% a duração e o volume do treino a cada semana. Mas é fundamental ter a orientação profissional, porque a cada três semanas seria interessante fazer uma semana de recuperação. Se a pessoa estiver sedentária, a gente pode prorrogar esses acréscimos semanais ou mudar o método de treinamento. Tudo tem que ter um feedback.

Para quem nunca correu sequer 5km, o ideal é começar com treinos curtos de 20 a 30 minutos, alternando trote e caminhada, de acordo com seu condicionamento.

Inicialmente, deve-se treinar de duas a três vezes por semana nas três primeiras semanas, de acordo com a recuperação do pós-treino. Aí pode ir aumentando posteriormente com a evolução. Com três atividades por semana, treinando de 40min a 1h20min por sessão, consegue levar êxito na prova.

Fortalecimento

“Deve-se alternar os treinos de corrida com dois treinos por semana de trabalho de força e fortalecimento muscular, para ter base e sustentação para menos riscos de lesões”.

E aí, gostou das dicas do professor? Então a hora é agora. Treine, descubra a paixão pela corrida e participe da 31ª Dez Milhas Garoto. 

Ative Treinamento Esportivo Integrado
🏋️ Treinamento Funcional
💥 Circuito Aeróbico
💨 Grupo de Corrida
🏋️ Personal Trainer
📍 Praia da Costa – Vila Velha
Informações: (27) 98819-1417

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *