Vovó corredora esbanja vitalidade e faz sucesso nas provas aos 93 anos

Muitos já viram ela correndo ou já ouviram falar na “vovó corredora”. Aos 93 anos, dona Adelmira Adão é um exemplo de vitalidade e superação.

Ela mesma se define como “teimosa por natureza, guerreira na vida e corredora por opção”. Como não se surpreender com tamanha força de vontade nos treinos e nas provas.

Vovó corredora na Corrida Paletitas, em Piúma

Adelmira, que começou a correr há 15 anos, faz provas com percursos entre 5 e 12km. Moradora de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, ela mesma monta os seus treinos e sai para correr três vezes por semana. Mais uma curiosidade: sem acompanhamento.

O neto David Arão, de 38 anos, apenas a acompanha nas corridas, fazendo a hidratação dela e auxiliando-a no percurso.

Sua paixão pelas corridas de rua começou após ficar viúva. Aí foi nesse esporte que ela encontrou motivação para não ficar parada.

“Isso tudo foi depois do falecimento do meu marido. Foi um ótimo escape contra o sedentarismo e a depressão. Comecei a correr por acaso. Foi numa passeata da terceira idade em Cachoeiro.  Simplesmente estavam todos juntos com os atletas principais e, quando deu o apito, saí correndo e fiz meus primeiros 10km. Corro porque me sinto bem e faz bem para a mente”, disse a vovó corredora.

Atualmente, Adelmira faz corridas dentro e fora do Estado, conquistando, por sinal, o primeiro lugar no Estadual de Atletismo da Terceira Idade. Também já fez a Meia Maratona do Rio. E ela ouve de tudo dos demais corredores:

“Uns dizem que sou uma guerreira, outros falam que sou doida. O importante é ser feliz”, disse.

Adelmira foi a terceira colocada por faixa etária na última edição da Corrida dos Bombeiros

Corrida dos Bombeiros

Ela foi uma das atrações da Corrida dos Bombeiros de 2019, ficando em terceiro lugar na sua faixa etária (acima de 70 anos) e completando o percurso em 1h27min.

Esperamos ver a senhora na próxima edição da prova, que acontece no dia 28 de junho. As inscrições estão abertas no site www.ticketagora.com.br .

Parabéns, dona Adelmira. Continue esbanjando muita saúde pelas ruas e que venham muitos quilômetros pela frente!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *