Como abordar a prática esportiva durante a crise Covid-19?

Muitos têm se perguntado como manter a atividade física durante a quarentena do coronavírus (Covid-19)? Para ajudar os atletas a entender melhor essa realidade, o blog Corrida de Rua hoje reproduz uma entrevista que a equipe do Strava fez com a doutora Megan Roche, que é treinadora de corrida, médica e pesquisadora em epidemiologia.

Se o governo local e as autoridades de saúde estiverem pedindo para que você mude a sua maneira de praticar esportes, siga as instruções ao pé da letra, pelo seu bem-estar e da sua comunidade.

O Strava pediu que a especialista desse recomendações com base nas diretrizes atuais sobre o que você pode fazer para manter-se em movimento, em forma e saudável durante esta emergência global.

Strava – É uma boa fazer exercícios durante a pandemia?
Megan: “O exercício pode ajudar a gerenciar o estresse, estimular o sistema imunológico e melhorar os níveis de energia”, afirma a Dra. Roche. “No entanto, é importante ficar em sintonia em como você sente o seu corpo e prestar atenção na carga e intensidade do exercício. O excesso de treinamento e/ou os aumentos rápidos no volume de treino podem sobrecarregar o sistema imunológico. É importante também considerar quaisquer sintomas presentes. Geralmente, sugiro que os atletas com sintomas leves de resfriado reduzam a intensidade e a duração do exercício. Na situação atual, caso se apresente qualquer sintoma, sugiro que os atletas tenham mais precaução, descansem e consultem um médico.”

Posso fazer exercício ao ar livre e ainda assim respeitar a distância social?
“Como regra geral, a resposta é sim – mas depende muito do lugar em que você mora e da sua densidade populacional. Se quando você corre ou pedala é fácil manter-se distante de outras pessoas (pelo menos 2 metros) e não estiverem em vigor restrições aos movimentos fora de casa ou uma quarentena, então pode-se dizer que, em geral, é seguro se exercitar ao ar livre. Por exemplo, se você vive nas proximidades de uma grande área florestal, na zona rural ou na montanha e o espaço para se deslocar for grande, faça exercícios como de costume, mantendo a devida distância de quem estiver passando”, afirma a Dra. Roche. “Se você tiver que ficar em casa, por outro lado, este pode ser o momento para usar a criatividade e se divertir. Experimente uma nova rotina de musculação, suba e desça as escadas ou brinque de pega-pega com os seus filhos. Considerar o movimento como exercício pode ajudar a reformular a maneira como estruturamos as nossas rotinas atuais.”

Quais são as indicações gerais sobre os treinos e os eventos esportivos neste momento?
“Deixe os cumprimentos com as mãos de lado, evite que o seu suor tenha contato com outras pessoas e esteja atento à distância interpessoal, tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. Mesmo se você não estiver em um grupo de risco ou se sentir bem, é necessário tomar todas as precauções: limitar a propagação do vírus é o nosso dever com os atletas da nossa comunidade e com a população em geral. Manter uma mentalidade de atleta também ajuda. Dado que as provas e eventos esportivos estão sendo adiados ou cancelados, esta pode ser uma oportunidade para desenvolver o sistema aeróbico, trabalhar os próprios pontos fracos e voltar mais forte do que nunca.”

O que podemos fazer para nos apoiar mutuamente neste período?
Em todo o mundo, neste momento, as pessoas estão vivenciando em várias medidas sensações de medo, ansiedade e mudanças radicais em nossos hábitos cotidianos”, afirma a Dra. Roche. “Nunca tinha acontecido algo parecido. Por outro lado, esta situação nos dá a oportunidade para nos apoiarmos em nossas experiências compartilhadas. Se trata de praticar o distanciamento físico em oposição ao distanciamento social e isto nos dá a oportunidade de ser ainda mais participantes da vida das pessoas. Ligue para os seus companheiros de corrida, apoie empresas locais on-line ou diga a alguém o quão importante esta pessoa é para você. Por mais pequena que seja a ação, todas fazem a diferença em uma comunidade esportiva coletiva”.

Aplicativos

O Strava ainda traz opções de atividades que podem ser praticadas em ambientes fechados e por conta própria. São vários aplicativos que podem ajudar você a atender às suas necessidades de movimento estando em casa. Para ver uma lista completa, visite https://www.strava.com/apps/indoor.

Segurança

O blog Corrida de Rua está atento às recomendações dos órgãos públicos e autoridades de saúde, trazendo informações que podem ajudar todos a se adaptarem a esse novo estilo de vida e pensando na nossa segurança e na saúde de todos que nos cercam. Juntos vamos deixar esse vírus para trás.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *