Exercícios que você pode fazer em casa na quarentena para não perder o ritmo

panturrilhas

Fazer exercícios é fundamental para o sistema imunológico e, com essa nova rotina de ficar em casa devido à pandemia do coronavírus, é possível se exercitar sem precisar sair de casa.

Larissa Madeira dá dicas de preparação em casa

Quem traz as dicas de atividades físicas “caseiras” é Larissa Madeira, professora de Educação Física e proprietária do SPORTIVE VIX. Ela trabalha com consultorias on-line em tempo real com seus alunos nesse período.

“Mantendo uma atividade física regular e moderada, trazemos também benefícios ao nosso sistema cardiorrespiratório, além de aliviar o estresse e a tensão nesse período difícil que estamos vivendo”, disse Larissa.

Segundo ela, há infinitas maneiras de se exercitar em casa, com séries de atividades que podem ser feitas com o próprio peso corporal, sem precisar de aparelhos para conseguir fazer.

“Em nossa própria residência também sempre temos objetos ou acessórios que podem ser utilizados como pesos”, destacou Larissa.

Para os corredores

Os corredores podem investir, nesse momento, em exercícios de fortalecimento de todo o corpo, enfatizando os membros inferiores, além dos exercícios de propriocepção, que melhoram o equilíbrio e a consciência corporal.

Alongamentos e um bom relaxamento também são indicados para melhorar a flexibilidade e aliviar o estresse respectivamente.

O fortalecimento para quem corre pode ser feito, por exemplo, com séries de agachamento, afundo e exercícios de panturrilha, trabalhando os músculos mais utilizados durante a corrida.

Exercícios educativos e a corrida estacionária também devem ser utilizados nos treinos.  É importante trabalhar o corpo como um todo, então, flexão de braço e séries de abdominais também são excelentes opções.

Acompanhamento

Hoje, são inúmeras as opções de treinamento em casa, mas o ideal é ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física através de consultorias on-line.

“Copiar exercícios da internet pode não ser uma boa ideia, já que eles podem ser executados de forma errada e provocar lesões. Para quem não pode contratar esse serviço, a dica é: procure realizar exercícios que você já conheça , mais simples e de fácil execução”, alerta Larissa.

Para aquelas pessoas que têm restrições, lesões ou doenças, o indicado é não iniciar os exercícios sem a liberação médica e o acompanhamento de um profissional da área.

Manter-se ativo e saudável é fundamental, porém  as atividades devem ser moderadas e seguras, sem exageros e não sobrecarregando as articulações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

One Reply to “Exercícios que você pode fazer em casa na quarentena para não perder o ritmo”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *