Covid-19: como ajustar os treinos e manter motivação se sua prova foi adiada?

Após inúmeros adiamentos de corridas devido à pandemia de Covid-19, sobram dúvidas de como seguir treinos e planilhas durante a quarentena e questionamentos sobre novas provas-alvo. A dica é ajustar as atividades e também manter a motivação.

Nei Robson dá dicas para corredores superarem a quarentena

Para o profissional de Educação Física e coach de corrida Nei Robson, responsável pelo grupo de corrida NR Esportes, o importante é seguir em frente, continuar treinando e criar novos desafios.  No entanto, ele faz um alerta para o acúmulo de provas no segundo semestre de 2020.

“Tem muita prova uma perto da outra. Acredito que isso não será bom para ninguém. No novo calendário, tem até duas ou três maratonas no mesmo final de semana ou no mesmo mês. Quem sai perdendo são os atletas. Tem corredor que escolhe uma corrida ou outra, mas tem gente que se inscreve em várias, tendo maior chance de se machucar e não conseguir fazer todos os treinos”, alertou o especialista.

Provas-alvo

“Fisiologicamente falando, muda praticamente tudo, as planilhas que eram feitas de acordo com o objetivo pessoal de cada em cima das provas tiveram que ser jogadas para frente.

Treinos

Nei Robson pondera que, mesmo com o isolamento e diante das adversidades, os atletas não devem parar de treinar. “Todos estão treinando menos, mas devem continuar para não deixar a imunidade ir embora. Neste momento, a maioria dos exercícios de longa distância e intensidade não está acontecendo”.

Intensidade dos treinos

O professor orienta alunos e atletas a fazer treinos mais curtos e de intensidade moderada.

“É necessário mudar as estratégias de exercícios. Para uns, são indicadas atividades de curta duração e alta intensidade e, para outros, trabalho com intensidade leve a moderada durante 45 a 60 minutos. Indo manter os treinos de corrida nos espaços livres de casa, na fazenda ou algo parecido (para quem tem condições). É legal trabalhar as escadas dos prédios também. É um período também para trabalhos regenerativos”, orientou.

Motivação

Nei Robson tem feito aulas de videoconferência e algumas gravações de exercícios no seu grupo de corrida e também as disponibilizado em seu Instagram.

“A todo momento reforço a importância da gente ter tempo para treinar em casa. Um exemplo: acordar e já fazer o treino do dia. As pessoas conseguem se preparar mais se tiverem disciplina. Ficar em casa pode gerar ansiedade e angústia. Então elas têm que tentar tirar isso. Por isso, mando mensagens e converso com meus alunos por WhatsApp opu FaceTime. Compartilho também vídeos e estudos”, disse Nei.

No fim, ele deixa um recado aos atletas: “Quanto menos pessoas e corredores doentes, melhor e logo esse vírus vai passar para podermos retomar a nossa rotina”.

One Reply to “Covid-19: como ajustar os treinos e manter motivação se sua prova foi adiada?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *