Coronavírus: obesidade pode ser um dos fatores de risco

Uma pesquisa no Reino Unido aponta que a obesidade pode estar relacionada a pessoas com casos graves da doença. De acordo com o estudo, sete a cada 10 pacientes internados por causa do coronavírus em unidades de terapia intensiva (UTI) no país eram obesos ou tinham sobrepeso.

Segundo Larissa Madeira, professora de Educação Física, a obesidade é uma condição complexa caracterizada por excesso de gordura corporal. Geralmente ela está associada a inúmeras comorbidades, como doenças cardiovasculares e diabetes.

Além das comorbidades endócrinas e metabólicas, a obesidade tem sido relacionada também
à disfunção imune. Estudos revelam que a incidência e a gravidade de certas infecções são
maiores em pacientes obesos que em não obesos.

De acordo com especialistas, pessoas obesas fazem parte do grupo de risco da Covid-19, uma vez que a obesidade compromete a saúde reduzindo a resposta do organismo à doença, possibilitando que tenham um quadro mais grave.

👉Pessoas obesas têm menor capacidade de respiração e podem ter mais déficit no sistema cardiovascular.

💪O exercício físico é um excelente aliado no combate à obesidade, já que, prescrito corretamente, ele é capaz de aumentar o gasto energético total diário através do gasto induzido pelo exercício durante o treino e pelo aumento da taxa metabólica de repouso, que pode perdurar de 24 a 48h após a sessão de treino.

Quando o indivíduo obeso persiste em um programa de atividade física, logo tem-se uma perda de peso moderada com outros benefícios também como a redução na pressão arterial, o aumento da sensibilidade à insulina e a melhora na concentração de lipídeos e lipoproteinas.

💡Sabendo disso, mais do que nunca é hora de você cuidar da sua saúde. Lembre-se que, para ter uma boa recuperação e resistência ao coronavírus, o indivíduo precisa ter boa capacidade cardiorespiratória.

Então, vamos aproveitar esse momento para melhorar os hábitos alimentares, sair do sedentarismo e manter uma atividade física regular.

A obesidade deve ser considerada uma doença crônica, requerendo, portanto, tratamento e seguimento contínuos.

* Com colaboração de Larissa Madeira, professora de Educação Física e proprietária do SPORTIVE VIX

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *