Pandemia: o que devemos treinar e como devemos treinar?

Quanto mais dicas recebemos neste período de pandemia do coronavírus, mais ficamos preparados para encarar esse obstáculo e também para ficarmos mais conscientes de nossos atos e hábitos enquanto corredores.

Por isso, o blog Corrida de Rua reproduz hoje um texto produzido pelo personal training e running Manoel Lago para o Strava:

Corredores e a Pandemia

Isolamento? Quarentena? Distanciamento? O que pode? O que não pode? O que deve? O que não deve? Higiene? Exercício Físico? Corrida?

Qual corredor aqui já não se questionou diversas e diversas vezes sobre os tópicos supra-citados? Pois é, talvez a pior dificuldade para todos seja lidar com a INCERTEZA ou como queiram chamar, o DESCONHECIDO. Não poder se planejar, não ter “um norte” é muito difícil para a maioria de nós.

Como corredores, nós temos “alvos” – as nossas provas! E em cada prova, nós temos “metas”! Daí, todo nosso treinamento segue uma periodização, que nada mais é que a forma como estruturamos nossos treinos ao longo do tempo, objetivando o chamado “Pico de Performance”, momento no qual nós vamos buscar nosso “PR”, nossa “Coroa”!

Mas então, o que fazer? Em primeiro lugar, devemos entender e aceitar que as provas do 1º semestre foram canceladas ou adiadas, e que mesmo as adiadas ou eventualmente as marcadas no 2º semestre ainda não têm certeza da sua realização, especialmente as que envolvem grande número de pessoas.

Após ACEITARMOS esse fato, cabe a nós entendermos a importância do exercício físico como forma de nos mantermos saudáveis e com o sistema imunológico 100% alerta. Logo, treinos longos e treinos exaustivos devem ser excluídos da sua planilha, não há o porquê de nos arriscarmos com lesões ou principalmente com “janelas” de baixa imunidade, período que acontece logo após a realização de treinos longos e/ou exaustivos, durando uma média de 4 a 8 horas.

Isso facilitaria o nosso contágio pelo Covid-19, e mesmo que não apresentemos sintomas, poderíamos facilmente transmiti-lo para um público considerado de risco.

Daí, surge a pergunta: – O que devemos treinar e como devemos treinar? A corrida, assim como o exercício físico em geral, além dos benefícios para a nossa saúde física, traz também benefícios para a nossa saúde mental: combate à ansiedade, à depressão, à hiperatividade, … Portanto: Movimente-se! Pratique exercícios físicos!

Contudo, em época de Pandemia, deve-se evitar ir às ruas caso não haja real necessidade, ou seja, as atividades consideradas essenciais (hospitais, supermercados, farmácias, polícia, bombeiros, garis, …)*.

Correr ao ar livre apesar de recomendado, inclusive por órgãos de Saúde, deve ser avaliado, NA MINHA OPINIÃO, pelo local onde você mora. Centros urbanos, com alta densidade demográfica (regiões populosas), tendem a ter muitas nas pessoas nas ruas, provocando aglomerações.

Logo, se você for correr, pode estar comprometendo a saúde daqueles que realmente precisam estar ali, seja trabalhando ou fazendo compras essenciais para sua residência.

Portanto, não considero justo você (fulano) ir correr e beltrano não ir. Ninguém é mais esperto que ninguém, ninguém tem mais cuidado que ninguém. Acima de tudo, é o momento de pensarmos no todo.

Estamos num momento que vários profissionais qualificados (no nosso caso, profissionais de Educação Física) estão disponibilizando de FORMA GRATUITA aulas (“Lives”) de exercício físico, e para nós corredores, várias dessas aulas voltadas para o CORREDOR!

Se você nunca treinou direito musculação (Treinamento de Força), a hora é agora! Comece, crie um base de corrida que você nunca teve e implemente daqui pra frente, essa rotina de exercícios na sua planilha de corrida. Os riscos de lesões com certeza serão menores e a performance, mais do que nunca irá melhorar com a volta gradual das corridas.

O momento, agora, é de pensarmos que acabamos de correr a NOSSA MELHOR MARATONA DA VIDA, tiramos um período de férias e recomeçamos com um treino de Base – estabilidade, força, educativos e flexibilidade. Em breve, estaremos todos nos ultrapassando nas pistas ou trilhas de corrida e criando mais e mais histórias pra contar! Aguente mais um pouco e #FIQUEEMCASA.

Caso vá a rua correr, tenha os seguintes cuidados:

  • Vá sozinho ou com pessoas que morem sob o mesmo teto
  • Percebendo o início de aglomeração, mude sua rota;
  • Não use transporte para ir correr, já saia de casa correndo;
  • Use máscara;
  • Higienize-se antes e após a corrida;
  • Deixe uma sacola na portaria do seu prédio, com desinfetante e um pano, para limpar locais que você toque ao regressar a sua residência (ou pingue suor)
  • Não se vanglorie por estar indo correr, pense em quem está se “segurando” em casa e adoraria estar correndo também.

Manoel Lago, treinador

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *