Sustentabilidade: copos reutilizáveis serão o futuro das corridas de rua?

Uma proposta que promete acabar com os resíduos deixados nas corridas, como copos e garrafas de água. Essa é a ideia do empresário francês Martin Joufflineau, que mora no Brasil, mais precisamente no Rio, e trabalha com sustentabilidade e esporte há mais de 15 anos.

Ele é responsável pela empresa Meu Copo Eco, que atua em eventos sustentáveis desde 2011, através da ferramenta Copo Eco. O produto é uma opção para evitar resíduos em todos os ambientes, como shows, festas, empresas e eventos esportivos.

Em corridas de rua e competições, são centenas de copos espalhados pelo chão. Sua ideia, então, é acabar com o lixo nas provas.

“Estamos trabalhando uma proposta para diminuir esse impacto na natureza. Queremos oferecer uma solução para eventos esportivos que permite eliminar 100% dos copos descartáveis. A ideia é oferecer coletores de copos reutilizáveis em mesas. Isso permite que os corredores lancem os copos, numa proposta de operação logística reversa e higienização”, explicou Martin.

Ele ponderou também que esses pontos de descarte dos copos reutilizáveis serão uma oportunidade de dar visibilidade aos patrocinadores das corridas, assumindo o protagonismo da mudança de comportamento e do incentivo ao consumo mais consciente. “O produto cria oportunidades de parcerias por meio de personalização dos copos”, argumentou Martin.

Por que usar o copo reutilizável?

  • Copos reutilizáveis evitam 80& dos resíduos descartáveis em um evento.
  • Um copo reutilizável evita a compra de, no mínimo, 4 copos descartáveis por pessoa.
  • 50% dos plásticos consumidos são descartáveis
  • De todo o plástico já produzido pela humanidade, apenas 9% foi reciclado
  • 100 mil animais marinhos são mortos por causa do plástico todos os anos
  • 75% do oxigênio provém dos oceanos

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *