Pós-treino para quem teve Covid-19 e alerta para sintomas antes de correr

Ainda preocupados com o risco de contágio, surgem questões sobre os riscos de voltar a treinar em alta intensidade por quem teve infecção pelo novo coronavírus e por quem possa ser portador assintomático.

Especialista fala sobre retorno aos treinos para quem teve Covid-19

De acordo com a cardiologista e médica do esporte Fabiula Schwartz, do “time de especialistas” da Maratona do Rio, aparentemente, 20 a 30% dos casos de pacientes internados por infecção pela Covid-19 apresentam sinais de lesão cardíaca.

Inflamação do músculo cardíaco (miocardite), arritmias cardíacas, inflamação das artérias, infarto do miocárdio e complicações tromboembólicas têm sido descritas em infecção pelo novo coronavírus.

Essas condições são conhecidas causas de morte súbita em atletas profissionais e amadores. A avaliação médica pré-participação esportiva no contexto da pandemia visa detectar algum indício de lesão cardíaca causada pela infecção pelo novo coronavírus e, portanto, situação de risco à volta dos treinos.

O melhor é termos cautela no retorno aos treinos após infecção por Covid-19.
E enquanto não temos vacina contra o novo coronavírus… siga prevenindo o contágio.

Alerta: na presença de sintomas respiratórios leves (tosse, coriza e dor de garganta), com ou sem febre, não devemos treinar. Se sentir falta de ar ou sintomas mais exuberantes, busque uma unidade de emergência. O risco de infarto, miocardite, insuficiência cardíaca e arritmias cardíacas é aumentado durante uma infecção viral, em qualquer idade.

Tive Covid-19

Se você teve sintomas de infecção por Covid-19 (com ou sem teste confirmatório), faça uma avaliação cardiológica antes de voltar a correr.

O que é pesquisado? História de infecção e gravidade dos sintomas, histórico médico individual, exame físico e exames complementares, eletrocardiograma e exame de sangue com pesquisa de marcadores de lesão cardíaca.

Meu teste para Covid foi negativo ou “não tenho sintomas, sinto-me bem”

Esteja atento ao surgimento de sintomas e mantenha os treinos.

Quem deve fazer exame de rastreio para Covid-19?

Atletas profissionais devem fazer testes para Covid-19 antes de retornarem ao treino intenso.

Testagem de rastreio para corredores amadores deve ser considerada, conforme avaliação médica.

Observe os sintomas de alerta

Palpitação, dor no peito, sensação de desmaio ou desmaio, cansaço desproporcional ao esforço realizado.

Se perceber qualquer anormalidade, busque atendimento médico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *