Professor dá dicas e alerta para cuidados na hora de voltar a correr

Por conta da pandemia do coronavírus, tem muito corredor que parou de treinar ou não conseguiu manter uma rotina de atividades físicas. Para quem se encontra “parado” e está pensando em retomar suas respectivas planilhas, o profissional de Educação Física e responsável pela equipe Ative, Tiago Thomaz, dá uma dica:

Tiago Thomaz, da Ative, dá dicas para retomar os treinos

“Desça um degrau. O ideal é baixar intensidade e volume ao retomar os treinos. Não adianta forçar. Se você passava 1h30min correndo antes da pandemia, inicie trabalhando com 40, 50% disso. Outro exemplo, se você corria 12km/h, trabalhe agora com 9 ou 10km/h. Na primeira semana, adote um método contínuo. Se voltar querendo fazer tiro, não adianta, pois não vai fazer”, orientou o especialista.

A dica para quem está recomeçando é planejar correr 150 minutos por semana e subir gradualmente, aumentando cerca de 10% a cada semana. Por exemplo: começar correndo 25 minutos por dia e, na semana seguinte, 28 minutos, e assim sucessivamente.

Tiago Thomaz destaca que um atleta que fica muito tempo sem treinar perde muito. “Não se trata de memória, mas, sim, de força muscular (e suas variáveis) e até mesmo a resistência aeróbica cai de forma significativa. Os corredores com mais anos de treinos contínuos (os que possuem mais macrociclos de treino e corridas oficiais em seus currículos) terão mais facilidade para recuperar o rendimento físico”, afirmou.

Alerta

Outra orientação de Tiago para quem está sedentário é ir ao médico fazer um check-up e depois buscar orientação de um profissional de Educação Física para treinos progressivos. Aí vai outro alerta dele:

“Para voltar a correr neste período de pandemia e isolamento social, é necessário, primordialmente, estar emocionalmente equilibrado. Se estiver com a mente instável, como vai sair para correr? Portanto, devemos estar com a cabeça organizada. O mal-estar mental eleva a pressão arterial”, ponderou Tiago Thomaz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *