Corredora capixaba que mora em Portugal conta experiência do isolamento europeu

A pandemia do coronavírus mudou a rotina dos corredores em todo o mundo. Morando em Lisboa, Portugal, a capixaba Érica Cunha conta que lá as coisas já estão voltando ao normal. Em entrevista ao blog Corrida de Rua, ela relata um pouco de sua experiência no país europeu.

“As pessoas podem praticar atividades ao ar livre ou até em grupos, mantendo o distanciamento de até 2 metros. Os ginásios (academias) também já voltaram”, disse.

Blog: Você está treinando em Portugal?

Érica – “Na verdade, por falta de tempo não é (risos), porque, diferente do Brasil, aqui estamos no verão, então o dia é mais longo, começa a escurecer após as 21h40. A questão é a PRIORIDADE. Este ano estou com novas metas e, por enquanto, não consegui encaixar com os treinos para corrida”.

Pessoal pode correr ao ar livre? Tem que usar máscara?

“Pode sim, e não é necessário o uso de máscara em atividades feitas ao ar livre. Entramos de quarentena no dia 18 de março, daí foram mais de 50 dias sem poder sair de casa. As saídas eram liberadas apenas para ir à farmácia ou ao supermercado e, se fosse pego na rua sem que seja fazendo uma dessas obrigações, poderia até ser multado, com valores que iam de 120 a 350 euros. Não é a toa que tivemos uma matéria no Fantástico, aí no Brasil, que a população portuguesa foi exemplo de controle da Covid-19, pois seguimos à risca toda orientação da OMS”.

As corridas aí já voltaram a ser marcadas? Sabe se já rolou alguma?

“Não. Apesar de tudo estar funcionando seguindo as orientações da OMS, estamos no plano de desconfinamento, aqui chamamos de terceira e última fase, e ainda não serão permitidos os eventos que geram aglomerações. Segundo orientações do Governo de Portugal, não serão permitidos esses tipos de eventos até o final deste ano de 2020”.

E sua volta ao Brasil?

“Então, felizmente precisarei voltar devido a um problema de saúde da minha mãe. E voltando agora, irei planejar minha vida novamente, ainda não sabendo se volto à rotina de treinos ou não. Uma coisa é certa, várias pessoas já estão me esperando para um longão, e isso com certeza farei, mas, claro, obedecendo às medidas de segurança do Governo e das autoridades daí, as quais terei que ficar mais por dentro quando aí chegar.

Quero deixar um recado. Agora, neste momento de pandemia, não adianta reclamar do seu País. Cada um deve fazer a sua parte neste momento tão delicado e devemos dar muito mais valor à vida humana, Então cuide de si e dos seus entes queridos. VAI FICAR TUDO BEM!!!”.

É isso aí, Érica. Um bom retorno para as terras brasileiras e que tudo isso passe logo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *