Pesquisa global indica aumento no número de corredores durante a pandemia

Longões são fundamentais para performance na maratona (Foto: Getty Images)

Para a surpresa do mundo das corridas, recente pesquisa mostra que corredores de rua aumentaram ao redor do mundo no período da pandemia do coronavírus.

Para marcar o mês do Global Running Day (3 de junho), a Asics fez uma pesquisa com 14 mil corredores de 12 países. Estudo esse para tentar entender e acompanhar as mudanças de comportamento dos corredores afetados pela pandemia.

Aplicativo Runkeeper

A pesquisa foi realizada pela agência Edelman Intelligence, entre 3 e 15 de maio deste ano, com usuários do app Runkeeper.

Os participantes tinham entre 18 e 64 anos e treinavam ao menos uma vez por semana. Em cada um destes países foram entrevistadas mil pessoas: Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Rússia e Espanha. Além de duas mil no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Havia corredores de todos os níveis e idades, a fim de garantir que tivesse o resultado mais autêntico e real possível.

Os dados indicam que mais de um terço dessas pessoas (36%) estão mais ativos agora do que antes do início da pandemia da Covid-19, mesmo com as medidas adotadas para a contenção da pandemia.

Durante o mês de abril, o aplicativo registrou aumento de 252% nos registros em todo o mundo, e um aumento de 44% em usuários ativos mensais em comparação com o mesmo período do ano passado. O estudo também relatou um aumento global de 62% pessoas saindo para uma corrida semanal.

Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 47,3% no número de pessoas correndo. Vale destacar que na maioria dos países a corrida de rua não foi proibida, mas criaram regras e horários específicos para a prática, fora os treinos dentro de casas e prédios.

A porcentagem é maior (81% globalmente, 88% no Brasil) entre os que dizem que a corrida desempenha um papel fundamental para espairecer a mente, enquanto dois terços (65% globalmente, 67% no Brasil) afirmam que os benefícios mentais da corrida superam outras atividades físicas. Além disso, para a maioria das pessoas (78% globalmente, 91% no Brasil), o papel do esporte vai ganhar mais relevância em suas vidas depois da pandemia.

Yasuhito Hirota, presidente da Asics, é do time para qual a corrida ganhou outros significados. “Para a maioria de nós, o atual momento nos traz ansiedades, incertezas e restrições. Como provam as descobertas iniciais do estudo, uma corrida se tornou muito mais do que apenas uma corrida. É uma maneira de as pessoas deixarem de lado os inúmeros desafios mentais desta pandemia, apesar de estarem fisicamente confinados”.

Com colaboração de Estadão.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *