Correr 50 minutos por semana reduz risco de câncer e problemas cardiovasculares

Um novo estudo publicado no British Journal of Sports Medicine conclui que correr contribui para reduzir o risco de morte por câncer ou por qualquer problema cardiovascular, ainda que sejam apenas 50 minutos por semana.

Este estudo, feito por investigadores do Instituto para a Saúde e Desporto da Universidade de Victoria, na Austrália, teve por base uma análise de 14 outros estudos, nos quais participaram 232.419 pessoas, precisamente com o objetivo de determinar se a corrida tinha algum efeito na prevenção do câncer e na defesa da saúde do coração.

As pessoas que correm, pelo menos, uma vez por semana, diminuem o risco de mortalidade em cerca de 27%; o risco de morte relacionada com doenças cardiovasculares em 30%; e o risco de morte por câncer em 23%.

Ainda segundo os investigadores, qualquer pessoa que corra pelo menos 50 minutos por semana num só dia ou ao longo de vários treinos mais curtos terá benefícios para a sua saúde. Sendo que, para isso, o corredor nem sequer tem de se preocupar em manter um certo pace, pois é o tempo de corrida que faz descer o risco.

No entanto, os investigadores também salientam que o risco de mortenão diminui na mesma proporção que o tempo a correr aumenta.

Segundo o co-autor do estudo, Zeljko Pedisic, professor associado no Instituto para a Saúde e Desporto da Universidade de Victoria, em declarações à Runner’s World, algumas razões possíveis para associações inconsistentes em estudos anterioresprovavelmente baseiam-se na metodologia – por exemplo, a forma como os participantes foram selecionados, como a participação desses foi avaliada, como os segmentos de corrida foram categorizados ou até mesmo o tempo durante o qual o estudo foi feito.

Neste estudo mais recente, os estudos escolhidos como base não apresentavam essas deficiências, o que, segundo o mesmo responsável, permitiu uma conclusão mais clara.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *